Alguns carros no Brasil deitam e rolam por simplesmente não terem adversários a altura quando o assunto é vendas. Em alguns casos nem mesmo um rival existe para ao menos atrapalhar um pouco os emplacamentos.
Neste seleto grupo dos aparentemente inatingível estão cinco modelos: Fiat Strada, Chevrolet Onix Plus, Toyota Corolla, Chevrolet Spin e Fiat Fiorino.
Nossa análise leva em conta os dados de emplacamentos e critérios de categorias utilizados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Sim, a Fiat Strada é um fenômeno de vendas no Brasil, sendo não apenas a picape mais emplacada do país, mas também o veículo mais comercializado na classificação geral.
E na categoria das picapes pequenas, onde se encaixa, ela é absoluta, tendo como única adversária direta a Volkswagen Saveiro.
Mas a vida da Strada está bem tranquila. Segundo a Fenabave, de janeiro a agosto a caminhonete da Fiat acumula 87.205 unidades emplacadas contra apenas 34.380 da picape da Volks. Ou seja: no segmento, a Strada tem 71,7% de market share.
A vida do Chevrolet Onix Plus é um pouco mais agitada, mas ainda assim é sossegada.
Sedã mais vendido do Brasil, o modelo acumula 39.614 emplacamentos em 2024 e detém 42,7% de market share na categoria dos sedãs compactos.
Seu adversário mais próximo é o Volkswagen Virtus, que registra praticamente metade das vendas do Chevrolet: 20.817 ou 22,4% do segmento.
Desde que o Honda Civic deixou de ser produzido no Brasil e comercializado com valores competitivos, o Corolla não tem um rival a altura.
Hoje, o Toyota é responsável por 65,3% dos emplacamentos no segmento dos sedãs médios (23.514 unidades comercializadas) neste ano. O segundo colocado, o Nissan Sentra, tem somente 10,4% de market share da categoria com 3.754 emplacamentos no período.
Recentemente, a BYD apontou como uma possibilidade a incomodar o Toyota com o sedã híbrido plug-in King. No entanto, o modelo da marca chinesa ainda não apresentou números fortes de emplacamentos. Vamos aguardar.
Aqui é um típico caso de domínio total por ausência de concorrentes. Hoje, a Chevrolet Spin é a única minivan de volume oferecida no Brasil.
Com 14.418 carros comercializados em 2024, a Spin é detentora de 99,4% (tudo isso mesmo) dos emplacamentos do segmento.
A segunda colocada, de acordo com o ranking da Fenabrave, é a Kia Carnival, que está em uma faixa de preço completamente diferente do modelo da Chevrolet, e que em agosto teve apenas 9 emplacamentos (Spin registrou 2.634).
Fechamos alo "Clube dos 5" com o experientíssimo Fiat Fiorino. O modelo que está no mercado há anos (décadas, seria mais correto) tem 89,9% da categoria dos furgões pequenos.
De janeiro a agosto, o Fiat obteve 12.728 emplacamentos. O segundo colocado, Renault Kangoo, registrou somente 674 carros comercializados no mesmo período.