5 carros que deitam e rolam no Brasil

Levantamos os modelos que não têm concorrentes fortes em vendas em seus segmentos

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. 5 carros que deitam e rolam no Brasil
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Alguns carros no Brasil deitam e rolam por simplesmente não terem adversários a altura quando o assunto é vendas. Em alguns casos nem mesmo um rival existe para ao menos atrapalhar um pouco os emplacamentos.

Neste seleto grupo dos aparentemente inatingível estão cinco modelos: Fiat Strada, Chevrolet Onix Plus, Toyota Corolla, Chevrolet Spin e Fiat Fiorino.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Nossa análise leva em conta os dados de emplacamentos e critérios de categorias utilizados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

5 carros que deitam e rolam no Brasil

1. Fiat Strada

Fiat Strada Edizione 25 2024
Fiat Strada não dá chances para a Volkswagen Saveiro no segmento das picapes pequenas
Crédito: Divulgação
toggle button

Sim, a Fiat Strada é um fenômeno de vendas no Brasil, sendo não apenas a picape mais emplacada do país, mas também o veículo mais comercializado na classificação geral.

E na categoria das picapes pequenas, onde se encaixa, ela é absoluta, tendo como única adversária direta a Volkswagen Saveiro.

Mas a vida da Strada está bem tranquila. Segundo a Fenabave, de janeiro a agosto a caminhonete da Fiat acumula 87.205 unidades emplacadas contra apenas 34.380 da picape da Volks. Ou seja: no segmento, a Strada tem 71,7% de market share.

2. Chevrolet Onix Plus

Chevrolet Onix Plus Premier 4568 Scaled E1666120071770
Chevrolet Onix Plus é o sedã mais vendido do Brasil
Crédito: Ricardo Rollo/Webmotors
toggle button

A vida do Chevrolet Onix Plus é um pouco mais agitada, mas ainda assim é sossegada.

Sedã mais vendido do Brasil, o modelo acumula 39.614 emplacamentos em 2024 e detém 42,7% de market share na categoria dos sedãs compactos.

Seu adversário mais próximo é o Volkswagen Virtus, que registra praticamente metade das vendas do Chevrolet: 20.817 ou 22,4% do segmento.

3. Toyota Corolla

Toyota Corolla Altis Hybrid 01 Monegato2
Toyota Corolla é responsável por 65,3% dos emplacamentos de sedãs médios no Brasil; soberano
Crédito: Divulgação
toggle button

Desde que o Honda Civic deixou de ser produzido no Brasil e comercializado com valores competitivos, o Corolla não tem um rival a altura.

Hoje, o Toyota é responsável por 65,3% dos emplacamentos no segmento dos sedãs médios (23.514 unidades comercializadas) neste ano. O segundo colocado, o Nissan Sentra, tem somente 10,4% de market share da categoria com 3.754 emplacamentos no período.

Recentemente, a BYD apontou como uma possibilidade a incomodar o Toyota com o sedã híbrido plug-in King. No entanto, o modelo da marca chinesa ainda não apresentou números fortes de emplacamentos. Vamos aguardar.

4. Chevrolet Spin

Chevrolet Spin Premier 2025 (1)
Spin é um dos carros que são absolutos em seu segmento por simplesmente não existir um rival
Crédito: Divulgação/Fabio Gonzalez
toggle button

Aqui é um típico caso de domínio total por ausência de concorrentes. Hoje, a Chevrolet Spin é a única minivan de volume oferecida no Brasil.

Com 14.418 carros comercializados em 2024, a Spin é detentora de 99,4% (tudo isso mesmo) dos emplacamentos do segmento.

A segunda colocada, de acordo com o ranking da Fenabrave, é a Kia Carnival, que está em uma faixa de preço completamente diferente do modelo da Chevrolet, e que em agosto teve apenas 9 emplacamentos (Spin registrou 2.634).

5. Fiat Fiorino

Fiat Fiorino é absoluto no segmento dos furgões pequenos com 89,9% dos emplacamentos
Crédito: Divulgação
toggle button

Fechamos alo "Clube dos 5" com o experientíssimo Fiat Fiorino. O modelo que está no mercado há anos (décadas, seria mais correto) tem 89,9% da categoria dos furgões pequenos.

De janeiro a agosto, o Fiat obteve 12.728 emplacamentos. O segundo colocado, Renault Kangoo, registrou somente 674 carros comercializados no mesmo período.

Comentários