É comum ver, a cada final de ano, listas de itens, objetos ou coisas que deixaram de ser oferecidas ao longo da temporada - seja para dar lugar a outro, mais moderno, ou simplesmente por fim de ciclo. O mesmo acontece com os carros.
Abaixo, vamos listar os modelos que deixaram o mercado automotivo durante 2024. Alguns foram substituídos, mas outros apenas deixaram a cena. Lembra de algum que não foi listado? Deixe no campo dos comentários!
A Chevrolet é uma das marcas que mais passaram por modificações em 2024: tirou de linha quatro opções - e, por isso, abre a nossa lista (mentira, nossa lista está em ordem alfabética de acordo com o nome das fabricantes...).
Em um só ano foram embora Cruze, Cruze Sport6 (a versão hatchback do sedã), Bolt e o esportivo Camaro. Para o lugar da dupla de "Cruzes" nenhum modelo veio, muito menos para o do esportivo.
Para a vaga do carro elétrico, no entanto, chegaram duas novidades: o Equinox EV, de R$ 419 mil; e o Blazer EV, de iniciais R$ 479 mil. Ambos (bem) mais caros que o Bolt, é verdade. Mas infinitamente superiores, também.
A Nissan deixou de oferecer o Leaf esse ano como carro de varejo. Na realidade, ele se aposentou, só que não totalmente: ainda dá para ter um, mas só pelo serviço de assinatura da marca, chamado Nissan Move.
Vale lembrar que o Leaf foi um dos primeiros carros elétricos vendidos em larga escala no mundo a chegar no Brasil, em 2019.
Desde fevereiro ele saiu do catálogo da Nissan no Brasil. Sua produção no Reino Unido terminou e, em breve, as fábricas dos Estados Unidos e do Japão também devem parar de produzi-lo.
A Peugeot discretamente tirou de cena o (ótimo) SUV 3008 - sem deixar substituto - e trocou o e208 pelo e2008. Foram as únicas ações de "morte" da marca do leão, que pertence ao Grupo Stellantis.
A Hyundai foi outra marca que passou por mudanças importantes ao longo de 2024. Em primeiro lugar, a empresa lançou uma nova geração do SUV Creta, o carro mais vendido do Brasil no varejo durante muitos meses.
Isso praticamente obrigou a marca a tirar de cena o Creta Action, a versão de entrada da primeira geração do modelo, que ainda era comercializada por aqui.
Além do Creta Action, a marca também removeu do catálogo o sedã híbrido Ioniq depois que assumiu as importações no lugar do Grupo Caoa. Para o lugar, a empresa decidiu trazer o 100% elétrico Ioniq 5.
Outro que também nos deixou esse ano foi o saudoso Logan, agora em outubro. "E o Sandero?" O Sandero já havia se aposentado há dois anos, em outubro de 2022.
Curiosamente, o Logan teve vida mais longa que a versão hatch: foi lançado antes e subiu no telhado dois anos depois, conforme noticiamos. Foram 17 anos de história por aqui.
O modelo que chegou para ocupar esse lugar no mercado foi o Kardian - um belíssimo automóvel, por sinal.
Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade