20Com previsão de chegada ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano, a chinesa GAC Motor já teve as autonomias de três carros divulgadas na tabela mais recente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro. São eles os SUVs Aion Y Plus e Hyptec HT e o sedã Aion SE.
O Aion Y Plus é o menor modelo desse trio. Com 4,54 m de comprimento, é um SUV de porte médio e propulsão elétrica. Na relação do Inmetro aparecem três variações do modelo - PLUS A21-G, BEV e BEV Premium -, mas todas compartilham os mesmos números de consumo e alcance: 318 quilômetros.
Cruzando os dados da ficha técnica na China com o resultado no PBEV, provavelmente o modelo será comercializado no Brasil com o motor de 136 cv de potência e uma bateria de 51,9 kWh.
Já o Hyptec HT é um SUV-cupê de porte grande - 4,93 m de comprimento - e posicionamento premium. Tão premium que tem até portas traseiras do tipo asa de gaivota. Aparece em duas variações na lista do Inmetro - BEV e BEV P (Premium?) -, ambas com autonomia de até 362 quilômetros com uma carga.
Na China, são duas opções de motorização - de 245 cv ou 340 cv de potência - e três de bateria - 70 kWh, 80 kWh ou 99,5 kWh. A configuração para o Brasil não foi divulgada, mas observando as fichas do modelo na Ásia e o número de alcance no PBEV, aparentemente a escolha recaiu sobre o motor de 245 cv e a bateria de 70 kWh.
Por fim, o Aion SE é a versão de exportação do modelo vendido com o nome de Aion S Plus na China. Sedã elétrico de porte médio - é pouco maior que um BYD King -, foi avaliado pelo Inmetro nas variações A29-G e BEV.
O SE é oferecido com um motor de 136 cv de potência e bateria de 55,2 kWh, que permite ao modelo rodar até 314 quilômetros com uma carga no ciclo PBEV.
Vale destacar que, apesar do trio já aparecer na relação de modelos avaliados pelo Inmetro, a GAC Motor ainda não anunciou se irá oferecer os três carros já no lançamento. Ou qual deles será o automóvel pioneiro da marca aqui no Brasil.