A organização da Stock Car convocou jornalistas, pilotos e convidados nesta quinta-feira (14) para apresentar a ideia de um novo carro de corrida, que deverá ser adotado pelas equipes a partir de 2025. Adivinhem? Sim, o próximo carro da Stock será um "SUV".
"SUV" entre aspas porque as imagens do protótipo que foi revelado mostram uma espécie de hatchback - ou até de uma shooting brake. Está longe de aparentar um utilitário - que tem por natureza o centro de gravidade mais alto, justamente o contrário do que as fotos revelam.
De acordo com a diretoria da competição, o carro da Toyota será um Corolla Cross, no lugar do Corolla atual, e o da Chevrolet, um Tracker - até porque, como se sabe, o Cruze está perto de deixar de ser vendido, já que sua produção na Argentina está com os dias contados.
Segundo Fernando Julianelli, CEO da Vicar (empresa promotora da Stock Car), a decisão de deixar de correr com sedãs - após 44 anos ininterruptos, sendo 14 desde a última grande atualização - é fruto de pesquisas de mercado, consultas às montadoras e, acredite se quiser, pedidos de fãs. Pois é, se os SUVs viraram febre no mercado de automóveis, até faz sentido que cheguem à Stock Car.
Por conta dessa decisão, nas palavras do CEO, duas novas fabricantes se mostraram interessadas e devem ingressar na disputa.
Repare no visual do carro ilustrado nesta reportagem. Parece um hatch, certo? Ou um SUV bem rebaixado. Esse design foi criado pela Audacetech, um braço tecnológico do Grupo Veloci, controlador da Vicar. O nome do projeto é Audace SNG01.
"Nosso maior desafio será fazer o ajuste aerodinâmico, o que já está em andamento e tem mostrado resultados animadores", destaca Enzo Bortoletto, CEO da Audacetech. Importante destacar que a asa traseira será móvel e de fibra de carbono – uma das novidades do novo carro da Stock.
Mas calma, que a notícia não é só essa: a próxima geração do veículo também deixará de usar motor V8 - agora sim, para desgosto total dos mais puristas.
De acordo com a organização, atual motor V8 6.8 aspirado dará lugar a um quatro cilindros 2.1 turbo, que deverá ter a mesma faixa de potência - perto dos 500 cv e quase 60 kgf.m de torque. A Stock também prometeu um novo câmbio de competição.
A Vicar acredita que o próximo carro de corrida será mais rápido - são estimados 250 quilos a menos - e que a cabine não ficará tão quente como acontece no modelo atual. O bólido ainda terá mais câmeras (incluindo uma de 360°) e transmissão de dados via 5G.