Você pode até discordar, mas esta é, sem dúvidas, uma das maiores franquias da história do cinema. A saga Velozes e Furiosos já rendeu aos cofres da Universal mais de 6 bilhões de dólares. Mas não deve parar por aí, já que o novo filme da série estreia em todo o mundo esta semana — inclusive no Brasil, nesta quinta-feira (24). De carona no fenômeno global, selecionamos alguns dos carros de Velozes e Furiosos 9.
Tudo bem que a saga descambou para o, digamos, “inusitado”, nos últimos volumes. Mesmo assim, os carros ainda são as grandes estrelas em Velozes e Furiosos 9. Não à toa, o “elenco” é incrível. Dê uma sacada abaixo.
Este Charger, feito especialmente para ser guiado por Vin Diesel, tem uma peculiaridade: motor central V8 6.2 supercharged. De acordo com a Universal Pictures, a personalização, feita pela Speedkore, custou 1 milhão de dólares.
O Toyota A90 Supra, um dos carros de Velozes e Furiosos 9, é pilotado por Han Lue. O personagem interpretado por Sung Kang volta à franquia nesta produção. Em Desafio em Tóquio, Han pilotava, vale lembrar, um Mazda RX-7.
Mais um “Dojão de boy” na lista. Também personalizado pela Speedkore, o Charger Tantrum vem com absurdo motor V8 9.0 Mercury Racing que entrega 1.672 cv de potência. Brincadeira!
O Grand Cherokee Trackhawk é um rapagão “trabalhado” no Hellcat. Por isso, vem equipado com motor V8 6.2 HEMI que rende 717 cv de potência e 89,1 kgf.m de torque. O propulsor casa com a transmissão automática de oito velocidades. Segundo a Jeep, a velocidade máxima do SUV é de 289 km/h. Ele vai de 0 a 96 km/h, de acordo com o fabricante, em apenas 3,4 segundos.
O Gladiator dá as caras em um papel de coadjuvante em Velozes e Furiosos 9. E, vale frisar, será vendida no Brasil - é uma das picapes que chega por aqui no segundo semestre. A picape do Wrangler foi registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em outubro do ano passado. A expectativa era de que o modelo pintasse por aqui até o início de 2021, mas a Stellantis resolveu adiar os planos em decorrência da pandemia do novo coronavírus e da alta do dólar.
Como de praxe em todo filme da saga, um superesportivo de luxo tem de dar o da graça. Em Velozes e Furiosos 9, quem faz as honras é o Noble M600. Equipado com motor V8 de 660 cv, foi gentilmente emprestado à produção pelo fabricante.
O Apollo Intensa Emozione (IE) é um hipercarro que presta homenagem ao Mercedes-Benz CLK-GTR. O modelo, espécie de sucessor do Gumpert Apollo, é empurrado por um V12 naturalmente aspirado de 791 cv.
O Pontiac Fiero foi produzido pela General Motors entre 1983 e 1988. Durante esse período, teve a segurança colocada em xeque durante vários momentos. Não à toa, o modelo foi alvo de mais de um recall.
A unidade específica de Velozes e Furiosos 9 vem com um foguete acoplado no teto. Certamente protagoniza cena inusitada e gera inúmeras piadinhas “explosivas”.