O mercado de automóveis e comerciais leves eletrificados (que incluem os carros elétricos e os híbridos) no Brasil bateu o recorde de vendas em 2021 com 34.990 unidades comercializadas, o melhor resultado da série histórica iniciada em 2012 pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
De acordo com a entidade, os números superaram todas as suas previsões e representaram um aumento de 77% em relação aos 19.745 emplacamentos de veículos eletrificados de 2020 e de 195% sobre as 11.858 unidades vendidas em 2019.
De acordo com a ABVE, a previsão no0 primeiro semestre de 2021 era de que fosse negociado um volume de 29 mil veículos entre janeiro e dezembro. Na segunda metade do ano passado, a entidade previu no máximo 33 mil emplacamentos de veículos eletrificados.
Dezembro de 2021 foi o melhor mês da história dos automóveis e comerciais leves eletrificados no Brasil, quando 4.545 unidades foram vendidas. Ou seja: aumento de 29% em relação a novembro (3.505 unidades) e de 133% sobre dezembro de 2020 (1.949 unidades).
Com esses números, o Brasil chega a uma frota de 77.259 veículos eletrificados em circulação (automóveis e comerciais leves), de acordo com a contagem feita entre 2012 e 2021.
Segundo a ABVE, os números contabilizam automóveis e comerciais leves híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e elétricos (BEV) emplacados de janeiro a dezembro de 2021. Os dados foram compilados a partir da planilha de emplacamentos do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do Ministério da Infraestrutura.
“O brasileiro está claramente optando pelo veículo elétrico limpo, silencioso e sustentável. A eletromobilidade avança no país, em contraste com o mercado convencional de veículos a combustível fóssil”, segundo Adalberto Maluf, presidente da ABVE.
Para Pedro Bentancourt, vice-presidente da ABVE, “a eletromobilidade é uma realidade inexorável e irreversível – no Brasil e no mundo”.
Os modelos Toyota Corolla e Corolla Cross híbridos flex (HEV) tiveram 18.948 unidades vendidas no Brasil em 2021, ou 54% do total dos emplacamentos dos veículos eletrificados no país (veja o ranking abaixo).
O destaque foi o SUV Corolla Cross Hybrid, que mesmo lançado em março do ano passado, atingiu a liderança das vendas dos modelos eletrificados com 11.027 unidades comercializadas.
A ABVE aponta também o crescimento expressivo dos emplacamentos dos veículos movidos apenas a eletricidade (BEV), que terminaram 2021 com 2.851 unidades vendidas – mais que o triplo dos 801 veículos de 2020 (aumento de 256%).
A participação dos elétricos no volume total de eletrificados dobrou em relação a 2020: 8% ante 4% de 2020.
O modelo elétrico mais vendido no Brasil no ano passado foi o Nissan Leaf Tekna. O hatch médio importado do Reino Unido teve 439 unidades comercializadas, e superou a hegemonia dos modelos de marcas de luxo no segmento (veja a lista abaixo).
Na segunda posição da categoria, o Porsche Taycan registrou 379 emplacamentos, seguido pelo Volvo XC40 Recharge (375 unidades).
1-Toyota Corolla Cross (HEV): 11.027
2-Toyota Corolla Altis (HEV): 7.921 3-Volvo XC60 (PHEV): 3.366 4-Volvo XC40 (PHEV): 3.067 5-Volvo XC90 (PHEV): 982 6-BMW X3 XDrive 30E (PHEV): 836 7-BMW X5 XDrive 45E (PHEV): 812 8-Toyota RAV4 Hybrid (HEV): 810 9-BMW 330E (PHEV): 579 10-Porsche Cayenne (PHEV): 5541-Nissan Leaf Tekna: 439 2-Porsche Taycan: 379 3-Volvo XC40 Recharge: 375 4-BMW Mini Cooper Electric: 313 5-Audi e-tron: 252 6-BMW i3 BEV 120AH: 159 7-Fiat 500 E Icon: 146 8-Chevrolet Bolt: 132 9-BYD ET3: 124 10-Renault Kangoo: 120