O mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil nunca esteve tão bem. O segmento bateu recorde de vendas no mês de maio e as marcas começam a se animar em trazer mais novidades. Tanto que o segundo semestre de 2021 promete mais lançamentos.
Além de todos os elétricos que existem no mercado, o restante do ano reserva pelo menos sete novidades entre os eletrificados, isto é, se considerarmos os híbridos. São sedãs, SUVs e hatches que prometem eletrificar ainda mais o mercado.
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A reportagem de hoje é a última da série sobre os lançamentos que virão no segundo semestre deste ano, onde já mostramos as novidades esperadas para os segmentos de SUVs e picapes, além dos hatches e sedãs.
O Cinquecento elétrico chega até outubro importado em sua versão com maior potência e autonomia. O subcompacto plugado da marca italiana terá motor com o equivalente a 118 cv. Já o alcance de 462 km na cidade e de 322 km em ciclo misto (urbano e rodoviário).
O modelo também terá pacote com itens de auxílio ao motorista. Entre os equipamentos, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, monitoramento de faixa, detecção de fadiga e reconhecimento de placas e semáforos. Não se engane pelo tamanho do 500, pois o carrinho elétrico custará por volta dos R$ 200 mil.
Entre os carros elétricos e híbridos previstos para o segundo semestre está esta variante do SUV médio da marca norte americana. O Escape Hybrid deve ser lançado no último trimestre do ano com o conjunto que reúne o 2.5 16V a gasolina e um motor elétrico, câmbio CVT e tração integral. A potência combinada é de 203 cv e o torque chega a 21,4 kgf.m. O câmbio é automático do tipo CVT e a tração integral sob demanda.
O utilitário esportivo será uma espécie de vitrine tecnológica da marca no Brasil e posicionado acima do novato Bronco Sport, com preços entre R$ 280 mil e R$ 300 mil. No recheio, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma, sensor de ponto cego, monitoramento de faixa, multimídia com tela de 12", câmera de ré, abertura da tampa do porta-malas por sensor e som Bang & Olufsen.
O veículo puramente elétrico é mais um lançamento da Ford para este ano. Apesar do nome Mustang, o Mach-E é um crossover robusto com mais de 4,70 metros e 2,98 m de entre-eixos. Há duas opções de motorização, de 269 cv ou 294 cv, e tração (4x4 ou apenas traseira).
O modelo deve ser o topo de linha da Ford no Brasil, com preços por volta dos R$ 400 mil. Entre os equipamentos, quadro de instrumentos eletrônico, itens de condução semi-autônoma, conectividade com armazenamento na nuvem e central multimídia em tela vertical de 15”.
O sedã médio-grande da marca japonesa agora só será híbrido no Brasil. O três-volumes já foi apresentado por aqui, mas só chega às revendas em setembro. Usa um sistema chamado pela Honda de e:HEV, com três modos de propulsão e até opções de desaceleração.
São dois motores elétricos, mas um funciona como gerador e outro traciona diretamente as rodas. O câmbio é automático do tipo CVT. A unidade a combustão é a gasolina, de ciclo Atkinson e com potência de 145 cv e torque de 17,8 kgf.m. Outro que deve custar na base dos R$ 300 mil.
A marca chinesa voltará a ter um sedã em seu portfólio - atualmente dominado por SUVs e comerciais leves. Só que o modelo será puramente elétrico. Trata-se do J7 EV, que por aqui se chamará iEV70. O carro é equipado com motor elétrico de 204 cv e 34,7 kgf.m, alimentado por baterias de íon lítio com 64 kWh.
A autonomia prometida é de até 550 km sem precisar carregar e o 0 a 100 km/h é feito em 7,9 segundos, de acordo com a JAC Motors. O preço estimado para o sedã médio de 4,77 metros de comprimento e 2,76 m de entre-eixos é de aproximadamente R$ 200 mil.
A Kia também vai marcar presença no segmento de carros elétricos e híbridos com este crossover compacto, que só estreará entre novembro e dezembro apenas na variante eletrificada. O Niro é um SUV com 4,35 m de comprimento que na versão Hybrid combina o motor 1.6 aspitado a outro elétrico.
Segundo a marca sul-coreana, a potência somada chega a 141 cv, com 26,9 kgf.m de torque máximo. O modelo pode rodar até 58 km no modo puramente zero emissões. Os preços devem ficar entre R$ 180 mil e R$ 200 mil.
Prometido para o início de 2021, logo depois da apresentação do novo 208 no fim do ano passado, esta versão elétrica do compacto ficou para o segundo semestre - muito por conta do dólar pouco favorável. Chegará importado como a opção topo de linha e esportiva da gama do hatch.
Isso fica evidente não só no nome e desenho, como no desempenho. O 208 e-GT promete 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, graças ao motor de 136 cv e 26,7 kgf.m. A autonomia é de 320 km e é outro que vai custar mais de R$ 200 mil...
Você já leu aqui que o Tiguan foi remodelado nos EUA e chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre. Mas a renovação da linha trará esta versão até então inédita. O Tiguan híbrido usa o mesmo conjunto do Golf GTE de oitava geração, com o 1.4 TSI aliado a um motor elétrico com potência e torque totais de 245 cv e 40,8 kgfm.
Nesta configuração, o Tiguan é plug-in e promete rodar em modo 100% elétrico por mais de 50 km. Preço? No mercado brasileiro vai brigar com Toyota RAV4 e o futuro Ford Escape Hybrid, com valores entre R$ 280 mil e R$ 300 mil.