O mundo só quer saber de carros elétricos. Seja na Escandinávia, nos Estados Unidos ou no Salão de Xangai, a ordem é ter modelos ambientalmente responsáveis, sem motor a combustão . O Brasil, obviamente, entra na rota, ainda que timidamente.
Recentemente a Renault lançou o novo Zoe no Brasil com autonomia aumentada. Isso sem falar na linha e-tron, que a Audi traz aos poucos, e em modelos já estabelecidos, como Nissan Leaf e a gama de carros elétricos da JAC Motors.
Mas ainda tem agenda cheia de lançamentos de carros elétricos no nosso mercado para este ano. E de diferentes marcas e tamanhos. Confira os modelos previstos para cá.
O subcompacto volta ao Brasil em versão puramente elétrica e topo de linha. Como publicado no WM1, o 500e será lançado entre junho e julho com motor de 118 cv e autonomias de 462 km (cidade) e 322 km (urbano e rodoviário). O preço deve passar dos R$ 200 mil.
O estiloso modelo da marca britânica está entre os carros elétricos já em pré-venda. As entregas começam em junho, em três configurações de acabamento, sempre com 184 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque e autonomia de até 234 km. Os preços ficam entre R$ 239.990 e R$ 269.990.
A nova geração do Bolt foi apresentada nos EUA em fevereiro com a estreia da inédita variante SUV. Os dois modelos usam o mesmo motor de 200 cv e 37 kgf.m. A autonomia do crossover é de mais de 400 km. A chegada ao Brasil está prevista para entre o fim deste ano e primeiro trimestre de 2022.
Esta versão elétrica foi prometida no lançamento do novo 208, em 2020. A opção e-GT será importada da Europa para ser a topo de linha, com desenho esportivo, motor de 136 cv e 26,7 kgf.m, 0 a 100 km/h em 8,1 s e autonomia de 320 km. Previsto para o início de 2021, só chega mesmo no segundo semestre por mais de R$ 200 mil.
Mais um entre os carros elétricos em pré-venda. O SUV 100% EV já foi exposto em São Paulo, será apresentado em maio e deve começar a ser entregue em meados deste ano. Usa dois motores elétricos que geram 408 cv e 67,3 kgf.m A autonomia é de 400 km e o 0 a 100 km/h prometido em 4,9 s. O preço deve ficar acima dos R$ 400 mil.
O carro elétrico mais nervoso da Audi foi confirmado para o Brasil quando ainda era um conceito. O e-tron GT será movido por dois motores elétricos, com potência total de 646 cv, 84,6 kgf.m de torque, tração integral, 0-100 km/h em 3,3 segundos e alcance de cerca de 400 km. Chega aqui até o fim do ano e o preço deve beirar R$ 1,2 milhão.