O mercado brasileiro segue em recuperação após a vertiginosa queda de abril e maio em decorrência da pandemia do novo coronavírus. As vendas de veículos novos continuam em alta, com setembro como o melhor resultado do ano, com 207,7 mil unidades vendidas (entram na conta ônibus e caminhões).
Com relação ao mês de agosto, as vendas de carros e comerciais leves cresceram 14,56%, de acordo com o último relatório da Fenabrave (associação das concessionárias). Foram 198.792 unidades emplacadas, contra 173.531 no mês anterior.
Se por um lado os números empolgam, por outro não é bem assim. Mesmo com a retomada dos últimos meses, é improvável que o mercado brasileiro feche 2020 com números melhores que os de 2019. Até setembro, foram comercializadas 1.298.630 unidades, queda de 32,88% no comparativo com o mesmo período do ano anterior.
Abaixo trazemos nosso ranking de mais vendidos de setembro. Mostramos quem liderou as cinco principais categorias do mercado brasileiro de carros: hatches, sedãs, SUVs, picapes e esportivos. Confira:
O Chevrolet Onix segue absoluto em seu segmento, mas, nos últimos meses, trava difíceis batalhas para manter o posto de carro mais vendido do Brasil. Em julho o compacto da Chevrolet foi derrotado pelo Volkswagen T-Cross, mas retomou o primeiro lugar no mês subsequente. No entanto, o perdeu a liderança geral mais uma vez em setembro - para a Strada.
Entre os hatchbacks, porém, o modelo da Chevrolet está com tudo sob controle: 11.873 unidades do Onix foram emplacadas, contra 9.134 do segundo colocado, o Volkswagen Gol; e 8.565 do terceiro, o Hyundai HB20.
Entra mês, sai mês, e o Onix Plus continua no topo. O sedã mais vendido do Brasil fechou setembro com 7.093 licenciamentos. Como lembramos por aqui, a Fenabrave também põe na conta o antigo Prisma, que agora atende sob a alcunha de Joy Plus.
Na segunda posição entre os sedãs figura o Toyota Corolla, com 3.336 emplacamentos. O três-volumes nipônico recupera o posto após ter sido batido em agosto pelo Volkswagen Virtus, que fecha setembro em terceiro, com 3.177 unidades comercializadas.
Não satisfeita com o topo nas categorias hatchback e sedã, a GM não quis saber da concorrência e também abocanhou a liderança no segmento de SUVs. O Tracker teve 6.403 unidades emplacadas em setembro, desbancando o campeão do mês passado, o Volkswagen T-Cross.
A Jeep empurrou o modelo germânico – que ainda é o utilitário esportivo mais emplacado do Brasil no ano, com 41.989 licenciamentos – para fora do pódio de setembro. Com 6.042 e 5.748 unidades comercializadas respectivamente, Compass e Renegade fizeram a alegria da FCA.
A "Stradinha" continua "nem aí" para a concorrência. Além de mais um mês na liderança no segmento das picapes, o modelo da Fiat destronou o Chevrolet Onix e se tornou o carro mais vendido do Brasil em setembro.
Se o desempenho de agosto, com 8.690 unidades comercializadas, já foi incrível, no mês passado a picapinha teve 11.873 licenciamentos. Uma loucura! Esta é a primeira vez em cinco anos que um modelo da Fiat abocanha o primeiro lugar no ranking de vendas de um mês.
Na categoria de picapes, a segunda colocação ficou com a Fiat Toro, com 5.580 emplacamentos. Fecha o pódio de setembro a Toyota Hilux, com 3.578 unidades comercializadas.
Não teve para ninguém. De novo, o Porsche 911 foi o rei do segmento de alto luxo. Foram 56 emplacamentos, contra 28 do Porsche Boxster. A terceira posição ficou com o BMW Z4, com 20 unidades comercializadas.
Com os resultados de setembro, o 911 ampliou a vantagem ante a concorrência no acumulado do ano. O líder tem 664 licenciamentos. Atrás estão o Mustang (264) e o Boxster (242). Lembrete: na categoria, a Fenabrave não leva em conta as derivações esportivas, como Renault Sandero RS ou Audi RS6. Apenas os "puro-sangue" fazem parte do grupo.