Carros ainda feitos sem o controle de estabilidade

Obrigatoriedade geral do equipamento de segurança foi adiada para 2024, mas poucos modelos não dispõem do dispositivo

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Carros ainda feitos sem o controle de estabilidade
Fernando Miragaya
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Coisa de uns cinco anos atrás, o controle eletrônico de estabilidade ainda era algo impensável para o grosso do mercado automotivo brasileiro. Mas a legislação, e mesmo os testes do Latin NCAP, mudaram esse panorama. O equipamento de segurança passou a ser obrigatório em todos os projetos novos de veículos no país desde 2020 e hoje poucos modelos não têm o item.

Originalmente batizado de ESC (Electronic Stability Control) e popularmente conhecido como ESP (Electronic Stability Program, nome patenteado pela Bosch), o controle de estabilidade seria exigido em todos os veículos vendidos no Brasil a partir de janeiro de 2022. A pandemia fez com que o governo estendesse a obrigatoriedade para a partir de 2024.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Por esta razão, alguns automóveis compactos ainda não oferecem o ESC/ESP de série. Importante frisar que o item de segurança ativa pode evitar a perda de controle do veículo por parte do motorista e impedir - ou reduzir o risco de - acidentes. Confira os carros que ainda não têm controle de estabilidade.

Chevrolet Joy e Joy Plus

01 Onix Joy 1
Antigo Onix é um dos poucos carros que ainda não têm controle de estabilidade no Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

As antigas gerações do Onix e do Prisma são carros que ainda não têm controle de estabilidade e nem vão ter. É que os veteranos hatch e sedã compactos deixarão de ser produzidos, uma vez que o velho motor 1.0 Família I da GM não ajuda muito nas novas normas de emissões do Proconve, assim como as vendas baixas - representam menos de 10% do total da gama Onix.

Fiat Argo e Cronos

Fiat Argo 1.0 carro sem controle de estabilidade
Fiat Argo não tem ESC nas variantes básicas com o motor 1.0
Crédito: Divulgação
toggle button

As opções de entrada da linha compacta da marca italiana não dispõem do equipamento de segurança. O controle de estabilidade só é oferecido no Argo a partir das versões 1.3 - ou seja, as variantes com motor 1.0 ficam sem o dispositivo.

Na gama do sedã, o ESC/ESP só aparece como item de série na Drive 1.3. Só que, no caso do hatch, as variantes 1.0 e Drive 1.0 podem receber o controle de estabilidade como opcional, em um pacote de R$ 770, que inclui o assistente de subida em rampas.

Fiat Doblò

Doblo Essence 1 8 5l 0001 Large
Doblò: veterana multivan vai morrer sem controle eletrônico de estabilidade
Crédito: Divulgação
toggle button

A insistente multivan compacta resiste no mercado em duas versões e, mesmo com preço de mais de R$ 130 mil, é um dos carros que não têm controle de estabilidade. Só que o mini furgão dará adeus (para valer) e sairá de linha em 2022, o que encerrará duas décadas de história no país.

Fiat Grand Siena

Fiat Grand Siena My 2020 14 (1) Large carro sem controle de estabilidade
Sedã não deve continuar em produção no ano que vem
Crédito: Divulgação
toggle button

Mais um veterano da Fiat que não deve chegar ao final de 2022, e que está na lista de carros que não têm controle de estabilidade. Negociado em apenas duas versões, com emplacamentos em baixa - a maioria, no modo de venda direta -, e com motores 1.0 e 1.4 Fire que não ajudam muito nas médias de emissões exigidas pelo Proconve, o sedã é outro que se despedirá sem nunca ter tido ESC.

Fiat Mobi

Mobi Easy
Subcompacto de entrada da marca italiana continuará entre os carros que ainda não têm controle de estabilidade
Crédito: Divulgação
toggle button

O carro mais barato da Fiat é negociado em três configurações de acabamento sem o controle de estabilidade. Há uma expectativa de que o subcompacto da marca italiana receba o equipamento de segurança, o que deve ocorrer a partir da linha 2023.

Peugeot 2008

Peugeot 2008 2018 carro sem controle de estabilidade
SUV da Peugeot só oferece o ESC na versão topo de linha
Crédito: Divulgação
toggle button

O crossover compacto também não dispõe de controle de estabilidade, mas só em sua versão de entrada Allure - a topo de linha Griffe recebe o equipamento. Produzido em Porto Real (RJ), o 2008 deve ser substituído por um novo SUV até 2024.

Renault Kwid

Nem mesmo o Kwid Outsider é equipado com o dispositivo de segurança
Crédito: Divulgação
toggle button

O carro mais barato do país não tem controle eletrônico de estabilidade em nenhuma de suas quatro versões disponíveis. Contudo, na remodelação que o subcompacto vai sofrer em 2022, o Kwid vai ganhar o equipamento.

Renault Sandero

Sandero agora só é oferecido na opção S Edition e sem controle de estabilidade
Crédito: Rodolfo Buhrer/La Imagem/Divulgação
toggle button

Em novembro, a Renault enxugou a linha Sandero, que passou a ter uma versão solitária de acabamento. Porém, o hatch compacto continuou sem ESC de série. O equipamento só aparece na linha Stepway, mas a marca francesa trata o aventureiro como um modelo separado.

Volkswagen Gol e Voyage

VW Gol terá mais dois anos de vida, mas, provavelmente, sem controle de estabilidade
Crédito: Divulgação
toggle button

A veterana dupla compacta da Volks fecha a lista de carros que não têm controle de estabilidade. O Gol passará a ser vendido em apenas duas versões no ano que vem, já que a variante intermediária com o velho motor 1.6 EA111 sai de cena. Já o Voyage deixará de ser produzido em 2022. O hatch da marca alemã será substituído em 2024, por uma nova gama de SUVs.

Comentários