Carros e música têm uma relação que jamais deixará de existir. Justamente por isso, fabricantes volta e meia lançam algum modelo que faz alusão ao mundo musical. São versões de todos os tipos, que podem remeter aos grandes festivais ou até mesmo a instrumentos usados para fazer um bom som.
Com isso em mente, elaboramos uma lista com cinco carros que fazem referência à música e, muito mais do que isso, homenageiam um bom som. Tem até besouro que toca aquele rock pesado na guitarra. Veja o que nós selecionamos para você. Ah! Esquecemos algum carro que tenha algum tipo de ligação com música? Deixe nos comentários!
O Fox "musical" foi lançado em 2011 para celebrar a quarta edição do Rock in Rio. À época, a Volks era uma das patrocinadoras do evento, que teve como atrações Red Hot Chili Peppers, Shakira, Elton John, Rihanna e System of a Down, entre outros.
Limitado a 350 unidades, o Fox Rock in Rio tinha como base a versão Comfortline. De série, dispunha de volante multifuncional, ar-condicionado e sensor de estacionamento. Isso sem contar as plumas e paetês, adesivos e afins, que enfeitavam o compacto roqueiro.
Além do Fox, também poderíamos citar neste tópico outros modelos da Volkswagen que ganharam edições especiais alusivas ao Rock in Rio. Gol e Saveiro também foram agraciados com versões rock and roll, vendidas a fim de promover o evento em 2013, 2015 e 2017.
O Onix Lollapalooza foi lançado em 2014 e, à época, chegou às lojas por pouco menos de R$ 42 mil. O modelo em sua primeira geração vinha equipado com motor 1.0 de 80 cv (quando abastecido com etanol), mas tinha todos os itens de série da versão 1.4 LTZ.
Além dos adesivos que fazem alusão ao festival criado por Perry Farrell, do Jane's Addiction, a edição especial tinha faróis e lanternas com acabamento fumê, rodas aro 15'', vidros dianteiros elétricos e central multimídia MyLink.
Recentemente a Chevrolet, ainda patrocinadora máster do Lolla - que aconteceu no fim de semana passado no autódromo de Interlagos - revelou a linha 2023 de Onix e Onix Plus de forma exclusiva aos convidados do festival.
Uma Kombi (claro) se tornou um dos ícones do histórico festival de Woodstock, realizado em 1969. Mais de 50 anos depois do evento, a Volkswagen tentou encontrar o modelo para submetê-lo a um processo de restauração. Infelizmente, a fabricante não a encontrou.
Mesmo assim, não satisfeita, a Volks resolveu criar uma réplica da "Kombi paz e amor". Com uma mãozinha de Bob Hieronimus, um dos criadores do modelo original, a fabricante foi capaz de refazer toda a clássica pintura, que ficou famosa por causa de fotos da revista Rolling Stone. O resultado é incrível.
Como já foi possível perceber pela nossa lista, fabricantes usualmente lançam séries especiais que prestam homenagem aos maiores festivais de música do planeta. Em 2016, a Volkswagen comercializou o Polo Alive, que celebrava um dos maiores eventos artísticos de Portugal.
Baseada na versão Lounge, a edição vinha com sistema de som de 300W, rodas exclusivas de 15 polegadas e emblemas especiais. À época, tinha preço que partia dos 17 mil euros — cerca de R$ 112 mil em conversão direta.
Lá em 2012 a Volkswagen anunciou o lançamento da edição especial do Novo Fusca que "prestava homenagem" a um dos fabricantes de guitarra mais famosos da história.
O Beetle Fender vinha equipado com um sistema de áudio brutal de 400 watts que acompanhava subwoofer e alto-falantes iluminados, cortesia da empresa que produziu instrumentos tocados por lendas como Jimi Hendrix, Mark Knopfler, Kurt Cobain, Muddy Waters, David Gilmour e Thurston Moore.
A edição especial do Fusca era vendida em preto perolado e tinha spoiler traseiro e rodas de liga leve de 18''. Além disso, o painel do besouro fazia alusão ao acabamento icônico das guitarras Stratocaster.