Fim de ano, fim de uma temporada agitada no mercado de automóveis, em especial para as picapes, e outra vez um novo ano começará com a promessa de frenesi. O ciclo de 2023 acaba com uma série de lançamentos importantes, e o de 2024 deve começar da mesma maneira.
Para instruir e ajudar você, caro leitor, a ter uma ideia do que virá por aí, fizemos uma lista com tudo o que deverá ser lançado no mercado de automóveis em 2024 - de compactos às picapes gigantes, e até superesportivos.
Deve reservar o ano para o lançamento de modelos de alto padrão, como os novos DBS770 e mais variantes do DB12, lançado por aqui neste final de ano.
Deve se concentrar no lançamento do SQ8 e-tron (versão mais apimentada do Q8 e-tron, revelado este ano) e na chegada de Q4 e Q6, ambos totalmente elétricos. Vale lembrar que, de acordo com a nova nomenclatura da marca, todo carro com número par no final do nome será elétrico.
Deverá começar a vender em nosso país a nova geração do X2 - e sua derivação totalmente elétrica, o iX2. A configuração com motor térmico deverá ser fabricada nacionalmente, em Araquari (SC).
A marca, que em 2023 "bombou" no Brasil graças ao lançamento do Dolphin, entre outros produtos, deve mais uma vez surpreender o mercado com a chegada do Seagull - que por aqui deverá se chamar "Dolphin Mini". A escolha do nome se deve justamente ao sucesso do "irmão maior". A promessa é de um carrinho elétrico na faixa dos R$ 100 mil.
Além dele, o SUV híbrido Song - hoje vendido somente na versão Plus - deve receber uma configuração ainda mais barata, com menos potência e mais foco urbano, chamada "Pro".
Começará o ano focada em picapes, assim como em 2023, ano em que lançou as novas Montana e Silverado. Para o primeiro semestre, a empresa deve juntar forças para lançar uma nova S10, que deverá passar por sua maior mudança desde 2013, quando trocou de geração pela última vez. O novo modelo, feito em São José dos Campos (SP), deve receber design totalmente renovado e até novos motores.
Mais para o meio do ano, a GM deve mostrar e lançar o novo Trailblazer, SUV derivado da picape S10, também feito no interior paulista. E até o fim do ano a marca promete apresentar a nova Spin - que passará por uma segunda reestilização (a primeira foi em 2018, já como modelo 2019), dessa vez maior que a anterior - e os SUVs elétricos Blazer EV e Equinox EV, ambos importados do México.
Parte do Grupo Stellantis, a marca francesa deve passar o primeiro semestre concentrada em seu mais recente lançamento, o SUV C3 Aircross. Na apresentação que aconteceu este ano, a marca afirmou que as versões com sete lugares do utilitário chegariam somente no começo de 2024, reforçando a informação da nossa lista.
Mas no segundo semestre a empresa deverá apresentar o C3 X, um SUV com estilo de cupê na traseira derivado da mesma plataforma da dupla C3 e C3 Aircross, a CMP - também usada no Peugeot 208. O modelo também deverá ser feito em Porto Real (RJ).
Outra marca do Grupo Stellantis, a Fiat finalmente deve lançar, ainda neste primeiro semestre de 2024, a picape Titano - que foi desenvolvida como Peugeot e era chamada de Landtrek. O modelo deve chegar para aumentar ainda mais a disputa com os clientes que hoje compram Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10, Volkswagen Amarok e cia.
A agora importadora - e lucrativa - Ford deve lançar a nova geração do Mustang e investir em versões dos modelos lançados este ano, como a nova Ranger, a F-150 e o SUV Territory.
A GWM, que esse ano lançou as marcas Haval e Ora no Brasil, deve trazer mais uma linha de modelos em 2024 - já especulada há meses: a série de picapes Poer, que deverá ter fabricação nacional a partir do meio do ano, ao lado do Haval H6 e de outro SUV inédito.
Honda
A japonesa, por sua vez, deve começar a trazer o CR-V. A mais recente geração do SUV também é híbrida - assim como o Civic e o Accord, ambos lançados em 2023.
A coreana deve mostrar novas versões do HB20, o hatch Ionic 5 e quem sabe até algumas leves mudanças no visual do Creta, mais para o final do ano. Já a Caoa, representante dos carros importados da Hyundai, pode trazer o novo Tucson.
A chinesa JAC deve continuar atenta ao mercado e trazer mais um carrinho elétrico, embora este ainda não esteja confirmado: falamos do Yiwey 3, um hatch muito mais moderno e com tecnologia para ser de fato um rival à altura de BYD Dolphin e GWM Ora 03.
Além dele, outro lançamento previsto é de um híbrido plug-in chamado QX, recém-lançado na China, cujo visual lembra muito os dos concorrentes BYD Song Plus e GMW Haval H6.
Fontes também indicam que a marca estuda lançar uma picape média com motor térmico, que junto do SUV QX faria com que a empresa entrasse em contradição com sua proposta de oferecer apenas carros 100% elétricos no país. Essa picape seria importada a partir do meio do ano e se chamaria (ou chamará?) Hunter.
Recém-anunciada oficialmente no país, a Jaecoo deve chegar até o fim do ano com um SUV médio ainda sem nome, que fora do país é conhecido como "J7", e com outro um pouco maior, que seria o "J8". A nomenclatura deve ser revisada.
Apresentará, no primeiro semestre, novas versões de Compass e Commander, que vão receber o motor 2.0 Hurricane 4 utilizado pela Ram Rampage. Também é possível que a marca mostre no final do ano o SUV subcompacto Avenger, mas este ainda não está confirmado.
Deve concentrar as forças no lançamento do EV9, um SUV gigante totalmente elétrico, rival de modelos elétricos do mercado premium. Além dele, os novos Sorento e Carnival podem voltar em algum momento do ano.
Já lançou do outro lado do mundo a nova geração da L200 e deve armar um grande evento no país para anunciar sua chegada no Brasil. Com visual inédito - e polêmico -, a picape deverá receber um novo motor e mais tecnologia se comparada à atual.
Deverá trazer o SUV híbrido X-Trail enquanto não finaliza a reconstrução da fábrica de Resende (RJ), que se prepara para fazer dois novos SUVs em 2025 - sendo que um deles é uma nova geração do Kicks. O outro deve ser menor, seguindo a tendência do mercado de lançar utilitários subcompactos.
O Omoda 5 - ou C5, ainda a confirmar - é outro lançamento já certo para 2024. Sua chegada deve acontecer entre maio (versão híbrida-leve) e julho (configuração totalmente elétrica).
Mais uma marca do Grupo Stellantis, a Peugeot deve trazer finalmente a nova geração do 2008 para nosso mercado - atualmente, ela é vendida por aqui somente na configuração 100% elétrica, por R$ 159.990.
A conterrânea francesa deve lançar, no primeiro semestre, o já apresentado Kardian. Substituto de uma série de modelos da empresa, chegará para disputar mercado com Fiat Pulse, Volkswagen Nivus e demais modelos do segmento de SUVs de entrada.
Mais uma chinesa com planos prontos para ingressar no mercado brasileiro, a Seres - que este ano lançou os modelos 3 e 5 - já confirmou que em 2024 vai trazer o SUV de luxo M9, que é eletrificado, tem porte de Mercedes-Benz GLS, cabine recheada de telas e promessa de oferecer muita tecnologia.
Também prepara um carrinho para essa categoria: o Yaris Cross, que será feito em Porto Feliz (SP) com um inédito motor 1.5 híbrido flex. O preço deve começar na faixa dos R$ 120 mil.
Conforme revelado nos últimos dias, deverá lançar uma Amarok reestilizada, diferente da nova geração que já existe fora do mercado sul-americano. Também são esperadas remodelações para Nivus e T-Cross e a apresentação, no final do ano, de um novo crossover para disputar mercado abaixo da faixa de preço ocupada hoje pelo Nivus. Seu nome? Quem sabe... Gol!
A Volvo, por fim, deve finalizar o lançamento do EX30 e começar a trazer também o EX90, carros totalmente elétricos com promessa de serem os mais seguros do mundo.
Contou? São pelo menos 40 lançamentos inéditos - isso sem considerar versões especiais e configurações limitadas de modelos que já existem. Será mais um ano agitado e que promete muitas novidades - mercadológicas e tecnológicas - para quem curte e acompanha o setor automobilístico.