Fato: os SUVs são os preferidos dos brasileiros. De acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os utilitários esportivos representam exatos 48% das vendas de carros zero-quilômetro no Brasil em 2024.
No entanto, ainda existe uma fatia grande que prefere os hatches. Em alguns casos por questões de praticidade no dia a dia, em outros pelo fato de um SUV não caber no bolso, neste momento. Se for a segunda, nossa sugestão é simular um financiamento na Webmotors. Quem sabe você já não tem um crédito pré-aprovado?
Então, pensando nessa fatia do mercado que ainda está focada nos hatches, montamos uma listinha descolada com cinco carros usados mais altinhos e com leve visual aventureiro por até R$ 85 mil. Vale destacar que nessa lista as versões escolhidas dos modelos são todas automáticas.
Talvez este seja o grande representante dos hatches altinhos que nasceram antes da chegada dos SUVs de entrada no Brasil, como Volkswagen Nivus, Fiat Pulse, Renault Kardian, entre outros. O Renault Stepway, que antes era uma versão do Renault Sandero, pode ser encontrar na Webmotors por até R$ 85 mil.
Para esta lista, a configuração escolhida é a Iconic equipada com motor 1.6 aspirado de quatro cilindros, flex, que entrega 118 cv (etanol)/115 cv (gasolina) de potência a 5.500 rpm e torque de 16 kgf.m (e/g) a 4.000 rpm. O câmbio é automático CVT que simula 6 marchas.
O Fiat Argo tem conquistado bons números de vendas nos últimos dois meses, e começa até ameaçar o top 3 dos hatches mais vendidos do Brasil em 2024 (Polo, Onix e HB20). Por isso resolvemos colocar nessa lista a versão Trekking.
Hoje o Fiat é comercializada a 1.3 com câmbio CVT, mas optamos pela equipada com motor 1.8 aspirado de quatro cilindros, flex, que desenvolve 139 cv (e)/135 cv (g) a 5.750 rpm e torque de 19,3 kgf.m (e)/18,8 kgf.m (g) a 3.750 rpm. A transmissão é automática de seis velocidades.
A Hyundai chegou a surfar a onda dos hatches aventureiros com o HB20X, que fez um bom barulho entre os anos de 2013 e 2022, quando deixou de existir a partir do último facelift na família HB20.
Aqui, para ficar dentro dos R$ 85 mil – e ter câmbio automático, claro – , optemos pela versão Evoluiton, equipada com propulsor 1.6 aspirado de quatro cilindros, flex, que gera 130 cv (e)/123 cv (g) de potência a 6.000 rpm e torque de 16,5 kgf.m (e)/16 kgf.m (g) a 4.500 rpm. O câmbio é automático de seis marchas.
Assim como o HB20, o Chevrolet Onix não tem, atualmente, uma versão com visual off-road light (como o marketing de algumas montadoras gostavam de chamar esses hatches aventureiros) em sua linha. No entanto, em um passado recente era comercializada a configuração Activ.
Nessa opção, o motor é 1.4 aspirado de quatro cilindros, flex, que desenvolvia potência máxima de 106 cv (e)/98 cv (g) a 6.000 giros e 13,9 kgf.m (e)/13 kgf.m (g) de torque a 4.800 rotações. A transmissão é automática de seis marchas.
E vamos fechar a lista com um carro que, na verdade, não chega a ser uma versão, mas sim o hatch com visual mais robusto (quase um SUV em todos os sentidos). Estamos falando do WR-V, um carro da Honda que teve como base o Fit. Existem diferenças de projeto entre os dois modelos, mas muitas semelhanças também.
Aqui, o modelo é equipado com motor 1.5 de quatro cilindros, aspirado, flex, de 116 cv (e)/115 cv (g) de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgf.m (e)/15,2 kgf.m (g) a 4.800 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT que simula sete marchas.