Não é todo dia que se tem a chance de dirigir um carro da Porsche. Eu tive a honra de participar do evento de lançamento oficial do novo Porsche Cayenne E-Hybrid no Brasil. Pude conhecer um pouco mais de perto a nova linha dos modelos Cayenne híbridos, SUV e Coupé. Nas próximas linhas você acompanha como foram essas primeiras impressões com o novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid na versão cupê.
O evento aconteceu em São Paulo, capital. Depois de uma apresentação das novidades da linha 2024 do SUV e do roteiro do dia, chegou a hora de assumir o volante dessa máquina de luxo.
Saímos pela manhã e já enfrentamos o trânsito nada aprazível da maior metrópole brasileira. Mas, quando se está ao volante de um Porsche, isso se torna uma experiência muito mais que agradável. A posição de pilotagem é muito confortável, pois o carro tem inúmeros ajustes elétricos para o banco e para o volante. É impossível não se encaixar com facilidade atrás do volante do novo Cayenne Turbo E-Hybrid.
No trânsito urbano, passando por ruas do bairro Jardins em direção à Marginal Pinheiros e à Rodovia Presidente Castello Branco, o comboio de carros conduzidos por jornalistas e liderado pelo instrutor-chefe de pilotagem da Porsche, Wim Daems, foi orientado a rodar no modo de condução 100% elétrico, chamado pela marca de luxo alemã de E-Power.
O novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid tem seis modos de condução: Offroad, E-Power, Hybrid, Sport e Sport Plus. No modo E-Power, rodando apenas com eletricidade, o modelo pode percorrer até 55 quilômetros graças à nova bateria de alta tensão de 25,9 kWh, oito kWh a mais em relação ao modelo anterior.
O carro roda suave no modo elétrico pelas ruas de São Paulo. Esse conforto extremo se deve também à nova suspensão pneumática adaptável com tecnologia de duas câmaras e duas válvulas do modelo.
O novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid é grande e espaçoso. Mas no trânsito isso não chega a ser um problema, pois os outros carros parecem abrir caminho para o alemão passar. E conduzir o carro é uma experiência que deve ser aproveitada sem pressa.
Chegando na estrada, é a hora de habilitar o modo de condução esportiva Sport Plus. Assim que é ativado, o motor 4.0 V8 biturbo atualizado de 599 cv de potência e 81,5 kgf,m de torque ronca forte e te convida a acelerar. Em conjunto com um novo motor elétrico de 176 cv e 45,8 kgf.m de torque, o novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid entrega 739 cv de potência total e 96,8 kgf.m de torque total combinados. O consumo urbano divulgado pela marca é de 20 km/l; já o rodoviário é de 19 km/l.
Quando acelerei forte, fui tomado por uma mistura de sensações. A força do carro é absurda. Algo de outro mundo, mesmo. Ao mesmo tempo que o novo Cayenne Turbo E-Hybrid é bruto e entrega muita ferocidade, o conforto e a segurança estão sempre presentes.
A adrenalina e os batimentos cardíacos acelerados indicam que é bem divertido pilotar esse carro. De acordo com a Porsche, o novo Cayenne Turbo E-Hybrid acelera de zero a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 295 km/h.
O isolamento acústico da cabine é primoroso. É mais um ponto positivo para o conforto do modelo de luxo, mas confesso que gostaria de ter escutado o ronco do motor um pouco mais alto. Mas não é só de potência e torque que se vive. O SUV-cupê da Porsche contorna curvas com ótima estabilidade, e freia de forma impressionante. Assim como acelera muito rápido, o carro é capaz de parar em instantes.
Por iniciais R$ 1.340.000, o Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé é uma ótima opção para quem tem bom gosto, quer conforto e, ao mesmo tempo, busca por esportividade e desempenho. Eu teria esse carro tranquilamente, e você?