A linha BMW iX está prestes a ganhar mais um integrante. Vem aí o iX M60, o mais potente de todos os caros elétricos fabricados pela marca alemã. São mais de 600 cv de potência e 100 kgf.m de torque, que levam o carro da inércia aos 100 km/h em 3,8 segundos e à velocidade máxima de 250 km/h - limitada eletronicamente, para preservar da bateria.
Ainda em fase de homologação, o modelo deverá chegar às lojas no segundo semestre deste ano. Além da motorização furiosa, o novo modelo iX M6 também exibe um visual extremamente agressivo e exclusivo.

Segue a linha que já vemos nos modelos BMW xDrive50 e xDrive40, mas tem rodas com aros de 22 polegadas, freios M Sport com pinças pintadas em Dark Blue (azul) e acabamentos externos em Titanium Bronze Finish. E tem aquela grade dianteira produzida com nanotecnologia, que segundo a BMW é capaz de recuperar pequenos danos por conta própria.
Além disso, a grade também protege boa parte dos sistemas semiautônomos e de segurança ativa do BMW iX M60: pequenos filamentos de aquecimento são responsáveis por limpar e/ou secar a superfície para manter todos os sistemas com as melhores condições de funcionamento.
O modelo é equipado com dois motores, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. A tração é integral xDrive de série. No total, são 619 cv de potência e incríveis 103,5 kgf.m de torque Ou seja, essa versão tem 96 cv e cerca de 35 kgf.m a mais do que a versão xDrive50.
O iX M60 será o elétrico mais potente à venda pela BMW no Brasil, posto que é ocupado até agora pelo BMW i4 M50, cuja motorização despeja 544 cv. O iX M60 também passa a ser o carro elétrico da BMW no Brasil com aceleração mais rápida - dividindo o posto com o BMW X6 M, que também vai de zero a 100km/h em 3,8 segundos.
Por dentro, o modelo é equipado com BMW Curved Display, uma tela curva composta por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. A tela menor, programável em design e exibição de itens de controle do veículo, é responsável por exibir informações do painel de instrumentos, enquanto a maior faz a função de sistema de entretenimento, e tem compatibilidade com Apple Car Play e Android Auto.
O utilitário também tem o sistema Shy Tech, que permite controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central.
Como é uma versão top de linha de um modelo "flagship", o BMW iX M60 tem uma lista de equipamentos muito extensa. O ar-condicionado, por exemplo, é ajustável em quatro zonas, tem comandos touchscreen e filtro de nanofibra para purificar o ar da cabine.
Já o sistema de som da renomada Bowers & Wilkins Diamond Surround tem 30 alto-falantes – inclusive dentro dos bancos -, 1.615 Watts de potência e função 4D, que possibilita uma experiência diferente.
Outro destaque é o teto-solar panorâmico, que não tem cortina para proteção solar. Com uma tecnologia inédita em carros vendidos no Brasil, basta tocar em um botão para que o vidro se torne fosco e ofereça conforto luminoso e isolamento térmico para os ocupantes.
A tecnologia usa eletricidade para acionar uma membrana interna do vidro, que se torna translúcida a ponto de escurecer a cabine, proporcionar sombra e controlar a temperatura do ambiente. Essa tecnologia é usada também nas janelas dos aviões da Boeing, como o moderno 787 Dreamliner.
Além da proteção acústica para pedestres, o BMW iX também tem sons para aumentar a emoção de quem está ao volante. Chamada de BMW IconicSounds Electric, a função inclui trilhas compostas pelo renomado compositor Hans Zimmer para proporcionar ainda mais conexão emocional entre os ocupantes e o veículo.
Já na parte de segurança e proteção do motorista e passageiros, o BMW iX vem equipado com o sistema Driving Assistant Professional, que engloba várias assistências - como o controle de velocidade de cruzeiro (ACC) e de permanência em faixa. Com os sistemas acionados, o iX M760 se comporta como veículo semiautônomo, acelerando, freando e fazendo curvas. Para isso, cinco câmeras, cinco sensores de radar e 12 sensores ultrassônicos monitoram os arredores do veículo.
Além disso, o carro estaciona sozinho com o parking assistant professional. Não há mais a necessidade sequer de acelerar ou frear. Basta o motorista ativar o sistema e acompanhar as manobras pela tela do sistema multimídia por meio das câmeras.
Há ainda alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.
Outros baratos do modelo são a chave presencial e a realidade aumentada BMW, que usa as câmeras externas para projetar uma espécie de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como de estacionamento, por exemplo.
O modelo tem outra função interessante, ligada ao sistema de navegação. Assim que o motorista insere o seu destino, o carro recalcula a autonomia máxima possível, de acordo com o nível da bateria, por meio do cruzamento de algoritmos de topografia e trânsito.
Quer mais? O iX M60 tem sistema de regeneração de energia dos freios que é capaz de analisar o mapa de GPS por onde o carro está transitando. Se detectar, por exemplo, uma situação na qual o motorista será efetivamente obrigado a frear, como um cruzamento, o carro, automaticamente, aumenta o sistema de regeneração de energia. Dessa forma, o motorista usa menos o sistema de freios e, ao mesmo tempo, recupera mais energia para as baterias.
Os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do iX M60 ainda não foram divulgados. Mas, segundo a BMW, com a bateria em sua capacidade total de 111,5 kWh, o modelo tem alcance de 561 quilômetros no ciclo de testes WLTP conduzido na Europa.
O carro será vendido com dois carregadores - um flex charger portátil de até 11 kW e um wallbox de até 22 kW. Os dois têm padrão de tomada tipo 2, internacional, compatível com todos os veículos BMW. Com o wallbox, o iX M60 é capaz de carregar 100% de sua bateria em 5h30.



Email enviado com sucesso!