O segmento de microcarros é bem importante no mercado asiático e, por isso mesmo, as marcas chinesas, como a Chery, investem muito nesses modelos.
A marca acaba de lançar a série especial "Youth Edition" dos modelos Little Ant e Ice Cream ("Formiguinha" e "Sorvete", respectivamente, em português).
Apesar dos nomes doidos, um deles é conhecido dos brasileiros: o Little Ant, que por aqui virou Chery iCar. Sim, o subcompacto que custa R$ 120 mil pede muito menos lá na China para ser seu.
Já com a carroceria atualizada no ano passado no mercado local - que não é a a mesma oferecida ao mercado brasileiro -, o Little Ant "Youth Edition" se diferencia pela cor, que une preto e verde limão.
De resto, é quase o mesmo carro. O motor desenvolve 41 cv e pode ser combinado a duas variações de bateria: são 251 quilômetros na versão de entrada e até 301 quilômetros nas mais completas.
Exótico mesmo é o Chery Ice Cream. Repete o visual externo bicolor do Little Ant nessa versão para jovens e usa o mesmo motor com 41 cv de potência, além de levar, no máximo, quatro pessoas.
Mas é ainda mais barato no mercado chinês. O iCar (ou melhor, Little Ant) começa em 59.900 yuans (R$ 42 mil, em conversão direta), enquanto o Ice Cream é ainda mais barato: 29.900 yuans (R$ 21 mil, em conversão).
O Sorvete é vendido em duas versões, a Vanilla (Baunilha), com bateria para rodar por até 120 quilômetros, e a Milkshake, que chega aos 205 quilômetros de autonomia.
A lista de equipamentos de série do modelo tem câmera de ré e central multimídia de 9 polegadas.
O visual do modelo é mais quadrado: os faróis têm design retangular, assim como as luzes de neblina em LED. A recarga é rápida nos dois modelos, sendo necessário 40 minutos para levar a carga de 30% para 80%.
A expectativa da Chery é que os preços atrativos dos compactos atraiam o público jovem que vive nas grandes cidades, além de também ser alternativa ao transporte público.