A Chevrolet abriu a edição 2018 do Salão do Automóvel de São Paulo com potência, exibindo a linha reestilizada do Camaro, mas foi a eletricidade que mais chamou a atenção na coletiva. O Bolt desta vez deu as caras na mostra para, enfim, se apresentar como um modelo que vai ser comercializado no País. As vendas começarão no ano que vem, por R$ 175 mil.
“Não vamos falar em volume ainda, mas apostamos que o Bolt chegará com um pacote bastante competitivo para rivalizar com todos os carros de sua faixa de preço”, afirmou o presidente da GM para o Mercosul, Carlos Zarlenga. “Estamos nos preparando para vender o modelo em toda a nossa rede”, acrescentou.
Importado dos EUA, o Bolt é equipado com um motor 100% elétrico de 200 cv e 36,8 kgfm, capaz de rodar 383 km com uma única carga. O modelo ainda conta com sistema regenerativo que aproveita a energia dissipada em frenagens e desacelerações para alimentar as baterias. A recarga é feita em tomadas convencionais.
Para rivalizar o Ford Mustang, a GM mostrou no Salão a linha reestilizada do Camaro, nas versões cupê e conversível. Com retoques na carroceria e na cabine, o muscle car também passa a adotar um novo câmbio automático de dez marchas. O motor continua sendo o 6.2 V8 de 461 cv. As vendas começarão no início de 2019.
Conforme antecipado pela própria GM, o Cruze Sport6 ganhou um conceito especial para o Salão. Batizado de SS, tem visual inspirado na versão esportiva do hatch nos Estados Unidos, mas se diferencia pelas rodas aro 20 e pelo aerofólio traseiro estilizado. O hatch conta ainda com bancos tipo concha, pedaleiras esportivas e interior escurecido. Seu motor 1.4 turbo foi preparado para render 300 cv.
A Chevrolet também anunciou no Salão que todos os seus novos modelos contarão com wifi e internet 4G. De acordo com o diretor de Marketing Hermann Mahnke, o carro com internet abrirá caminho para uma série de possibilidades, como atualização e reparo a distância, como já ocorre hoje com smartphones. “Os usuários poderão criar a própria programação de rádio, escolhendo as músicas ou o assunto da notícia que se deseja ouvir, e ser informados de promoções de interesse ao longo do caminho. Assim, será possível fazer o pedido antecipado para evitar pegar fila no drive-thru da lanchonete”, afirmou.
A demonstração dessa tecnologia será feita no Salão com uma versão conceitual do Onix. Batizada de Onix Sound, traz também um projeto de sonorização premium da JBL e multimídia de 10 polegadas.
De acordo com Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil, anunciou que a Chevrolet terá 30 lançamentos até 2022. “Isso inclui novos modelos e versões”, avisou. Nessa lista, estão as novas gerações do Onix e do Prisma, previstas para o fim do próximo ano.
A série Midnight, já disponível para a picape S10 e o SUV Tracker, chega ao Equinox para medir sua aceitação pelo público, segundo a Chevrolet. O modelo segue à risca o conceito “todo preto” para carroceria, acabamentos, rodas e, claro, para a gravata Chevrolet.
Já o Trailblazer Concept tem carroceria em um tom azul exclusivo e as rodas em preto fosco. A cabine foi personalizada com forrações escuras e novo revestimento dos bancos, com tablets voltados aos ocupantes traseiros.
A Chevrolet também exibe no Salão uma versão adaptada do Novo Spin com rampa na parte traseira para fácil acesso de cadeirantes, que conta ainda com sistema de fixação e ancoragem. O mecanismo foi desenvolvido em parceria com a Cavenaghi, especializada em soluções de acessibilidade para PcDs.