A Chevrolet apresentou nesta quarta-feira (31), em São Paulo (SP), seu mais novo carro elétrico de entrada no mercado brasileiro. Falamos do Blazer EV, SUV que começará a ser vendido nas próximas semanas.
O preço, segundo executivos da marca, deverá ser divulgado em breve. Mas no pé dessa reportagem deixaremos nosso palpite.
SUV de 4,88 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,65 m de altura e entre-eixos de 3,09 m, o Blazer EV é um pouco menor que um BYD Tan e chegará em sua configuração de bateria mais parruda, com 12 células e capacidade de 102 kWh.
Essa bateria permite ao SUV rodar até 481 quilômetros (segundo o ciclo do Inmetro) com uma só carga. Ela também coloca o Chevrolet atrás somente do BMW iX xDrive 50 entre os carros 100% elétricos com maior alcance do Brasil — o SUV alemão roda 528 quilômetros com uma carga.
Vale lembrar, ainda, que o Blazer EV será o primeiro produto da GM no mercado brasileiro construído sobre a plataforma Ultium. É a mesma que dará origem a diversos outros automóveis que serão lançados por aqui.
A versão escolhida para o Brasil foi a RS, que tem visual e acabamento mais esportivo. Ela tem tração traseira e motor de 347 cv de potência.
É, inclusive, a mais potente da linha - as versões com tração integral desenvolvem 288 cv - e a única com a bateria de 102 kWh.
Por dentro, pelo que pudemos ver de perto, o carro dá um show de tecnologia e futurismo. Ele vem com head-up display, central multimídia com tela de 17,7 polegadas integrada ao quadro de instrumentos, também digital, som premium da grife Bose, teto solar panorâmico, retrovisor interno com câmera, pacote ADAS e rodas de 21 polegadas.
Lá fora, é vendido por US$ 54,2 mil - ou cerca de R$ 303 mil em conversão direta.
Como será importado da fábrica de Ramos Arizpe, no México, por enquanto virá sem a necessidade de pagar imposto de importação.
Por conta disso, nossa aposta é de que o SUV custe algo perto de R$ 500 mil. Saberemos nas próximas semanas.