Chevrolet apresenta "Cobalt" chinês no México

Produzido por joint-venture da montadora na China, modelo será vendido em versões sedã ou hatch com motor 1.5 aspirado

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Chevrolet apresenta "Cobalt" chinês no México
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Chevrolet Aveo, que é o que podemos chamar de Cobalt chinês, foi lançado oficialmente pela fabricante americana no México. Produzido no país asiático, o modelo da joint venture SAIC-GM-Wuling tem um quê do sedã conhecido do público brasileiro, mas parece mesclar seu visual com carros de outras marcas.

2024 Chevrolet Aveo F1
O modelo compacto foi lançado em versões com carroceria sedã e hatch no México
Crédito: Divulgação
toggle button

Comercializado no país latino com versões hatchback e sedã, o Aveo vai brigar por espaço com os rivais da Nissan, March e Versa, além do dois volumes da Kia, o Rio, que aparecem no topo de ranking de vendas do país latino nos seus respectivos segmentos.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No design, o Aveo tem elementos interessantes e que remetem a outros modelos. A dianteira tem faróis com linhas horizontais e assinatura de LED na parte inferior. Ainda na frente, a grade tem elementos tridimensionais, com acabamento em plástico brilhante preto e um grande friso cromado. Bem ao gosto do público chinês.

A traseira do Aveo tem detalhes cromados e lanternas com iluminação em LED
Crédito: Divulgação
toggle button

Um pouco de tudo

Nas laterais, a coluna "C" com detalhes em preto lembram muito o nosso Hyundai HB20 na versão hatch. Já na configuração sedã, o caimento do teto sugere uma pegada cupê que lembra modelos da Audi.

O design do Aveo hatch parece beber bastante da fonte de modelos da Audi
Crédito: Divulgação
toggle button

A traseira das duas configurações repete o mesmo design de lanternas, com peças começando na lateral e invadindo a tampa do porta-malas. A única diferença está no sedã, que ganha um acabamento cromado conectando o conjunto de iluminação.

Apesar da brincadeira de relação com o Cobalt, o Aveo sedã tem pouco ou quase nada que remeta ao design do modelo vendido por aqui de 2011 a 2019. O para-choque traseiro, por exemplo, é uma exceção: lembra um pouco o do três volumes nacional.

O Aveo é produzido por uma joint venture da Chevrolet na China
Crédito: Divulgação
toggle button

Mecânica: motor modesto

Já na parte mecânica, o modelo usa o motor 1.5 aspirado de 98 cv de potência e 14,5 kgf.m de torque. A força é enviada às rodas dianteiras por meio de um câmbio manual de seis marchas ou de um automático do tipo CVT de seis velocidades.

Na cabine, o modelo tem design simples, também com alguma inspiração vinda de carros de outras marcas. O painel é digital e a central multimídia de oito polegadas tem função de espelhamento via Android Auto e Apple CarPlay.

O interior do Aveo tem tela multimídia de 8" e painel de instrumentos digital
Crédito: Divulgação
toggle button

Recheio apenas correto

A lista de itens de série inclui o mínimo necessário para os dias de hoje. Tem ar-condicionado automático, câmera de ré e sensores de estacionamento. E, na segurança, seis airbags e freios a disco nas quatro rodas com ABS. Com essa lista de equipamentos e mecânica, será que vingaria no Brasil?

Comentários