Parte dos planos de eletrificação da Chevrolet para o mercado automotivo brasileiro, o SUV elétrico Blazer EV foi revelado oficialmente nos Estados Unidos.
Bem diferente do brasileiro Trailblazer, esse novo Blazer é um SUV monobloco e segue o estilo arrojado do carro atual vendido nos EUA, com linhas inspiradas em modelos esportivos puros como o Chevrolet Camaro e o Corvette.
Fabricado na unidade industrial de Ramos Arizpe (México), que já produz a atual geração do Blazer, o modelo de sete lugares será baseado na plataforma Ultium, a mesma da picape Hummer EV.
Embora tenha sido revelado agora, o lançamento oficial nos Estados Unidos está previsto apenas para o segundo semestre de 2023, em configurações com tração dianteira, traseira e integral.
A linha Blazer EV será composta pelas versões 1LT (tração dianteira e autonomia de 398 quilômetros), 2LT (dianteira, mas com opção de tração integral e autonomia de até 472 quilômetros) e RS (com tração dianteira, traseira ou integral, e autonomia de 515 quilômetros).
Mas a versão topo de linha será a SS, com 565 cv, potência que permitirá ao carro acelerar de zero a 100 km/h em cerca de 4 segundos. A autonomia será de até 290 milhas (cerca de 467 quilômetros).
Para garantir a segurança dos ocupantes mesmo com esse desempenho digno de esportivo, o SUV terá freios da Brembo - tradicional marca italiana de componentes para carros de alto desempenho - e um "chassi com acerto esportivo", segundo a Chevrolet.
A configuração das baterias não foi divulgada. Mas a Chevrolet diz que o modelo será compatível com carregadores rápidos de até 190 kW, permitindo adicionar até 126 quilômetros de alcance em apenas 10 minutos de recarga.
Dependendo da versão, o SUV da Chevrolet poderá ser equipado com itens como bancos dianteiros aquecidos e ventilados e aquecidos na traseira, tampa do porta-malas motorizada e acionada por sensores, sistema multimídia com tela de 17 polegadas e quadro de instrumentos digital de 11 polegadas.
Mas o grande destaque do carro elétrico será o sistema de direção Super Cruise, um autônomo de nível 3 que vai possibilitar ao motorista esquecer da direção em vias selecionadas (embora inicialmente apenas nos Estados Unidos e no Canadá).
As primeiras versões do Blazer EV a chegar ao mercado serão a 2LT e a RS, com preços a partir de US$ 47.595 (cerca de R$ 255 mil) nos Estados Unidos.
A configuração SS chega ao mercado americano até o fim do ano que vem e será seguida, em 2024, pela básica 1LT e por uma versão preparada especialmente para uso policial e baseada no conjunto da SS.
Ainda não se sabe qual será a configuração do Blazer EV para o mercado brasileiro, onde deve chegar apenas em 2024 junto dos também elétricos Equinox EV e Silverado EV.