Os carros elétricos já representam quase 10% das vendas globais e, embora no Brasil as vendas desse tipo de veículo ainda não atinjam esse volume, proporcionalmente, já existem muitos modelos à venda. Não por acaso temos visto várias iniciativas no sentido de aumentar os pontos de recarga para os modelos com motores alimentados por bateria.
A bola da vez vem da Chevrolet, que se firmou parceria com a WEG e com a Eletricus para expandir a rede de recarga residencial - segundo um levantamento feito pela General Motors, nove em cada 10 usuários costumam fazer a maioria das recargas na própria residência ou no trabalho, aproveitando o período que o automóvel permanece estacionado.
Por isso, possuir uma estação de recarga particular é fundamental para uma completa experiência com este tipo de automóvel. A parceria foca em em tecnologias para estações de recarga gerenciáveis de parede ou fixas, que permitem recargas até três vezes mais rápidas que o padrão disponível no mercado (7,4 kW), com potências que podem chegar a 22 kW, dependendo da rede elétrica disponível.
Essa capacidade já é compatível com os veículos elétricos de futura geração da Chevrolet, que serão produzidos sobre a plataforma Ultium. Assim, bastarão 15 minutos na tomada para que estes veículos ganhem aproximadamente 40 quilômetros extras de autonomia - que é a distância média diária percorrida pelo motorista brasileiro.
As estações de recarga Wall Charger Chevrolet podem ser conectadas à internet para que o cliente possa monitorar e comandar a operação de recarga remotamente, via aplicativo. E também têm a possibilidade de acesso via cartões de proximidade (RFID), aplicativo para celular e ainda uma gestão avançada por plataforma Web, que permite a medição da energia consumida por cada usuário para cobrança individualizada da fatura – uma solução muito interessante para condomínios.
O equipamento também pode ser conectado a uma instalação que tenha geração de energia solar, e ser instalado em grupos para atender vários usuários em um condomínio ou em grandes estacionamentos. E tudo com controle de demanda de potência, para não sobrecarregar a infraestrutura elétrica e permitir recargas seguras através do Smart Charging System. Além disso, o sistema tem proteção contra chuva e raios solares, e pode ser instalado em área descoberta. Os cabos dos conectores têm 5 m de extensão.
“A GM tem uma visão de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento, e de tornar-se uma empresa neutra em carbono até 2040. Vamos oferecer a mais ampla linha de EVs do mercado para complementar o portfólio atual, além de serviços ligados à conectividade e à mobilidade elétrica, por exemplo. Queremos fomentar a rede de recarga doméstica, principalmente para casas e condomínios, oferecendo desde a instalação dos equipamentos até o suporte para a adaptação da instalação elétrica para receber a estação de recarga”, explica Glaucia Roveri, gerente de Desenvolvimento de Infraestrutura de Veículos Elétricos da GM América do Sul.
Todos os elétricos da Chevrolet saem de fábrica com um carregador portátil, mas limitado a 2,2 kW. Porém, a GM se uniu à Eletricus para criar o carregador portátil Smart Chevrolet, cuja potência vai até 7,4kW e entrega, em média, 40 quilômetros de autonomia por hora de recarga. Assim, é possível recarregar de zero a 100% a bateria ao longo de uma noite, por exemplo.
O Smart Chevrolet é compatível com tomadas residencial e industrial. O dispositivo "reconhece" a tomada em que é conectado e limita a potência de recarga, a fim de evitar sobrecargas. Além disso, é uma boa opção para quem se desloca com frequência e precisa repor a autonomia do veículo de forma rápida, em locais que não dispõem de carregador fixo de maior potência.
O aparelho se encaixa em um compartimento específico no porta-malas - que abrigaria o equipamento original do carro - e é acompanhado por bolsa para transporte, suporte para fixação e plugues para tomada de três pinos padrão brasileiro de 20 Ampéres e tomada industrial de 32 Ampéres. Outros tipos de plugues podem ser comprados separadamente.
Tanto o carregador de parede Wall Charger Chevrolet quanto o carregador portátil Smart Charger Chevrolet têm tecnologias de proteção à oscilação de energia e a curtos-circuitos, para evitar danos ao sistema elétrico do veículo e também ao da edificação.
Hoje, 78 concessionárias Chevrolet estão devidamente habilitadas a comercializar as soluções de recarga, além da venda e assistência técnica dos veículos elétricos da marca.
Os modelos elétricos da Chevrolet também são compatíveis com estações de recarga ultrarrápidas de corrente contínua (DC), geralmente encontradas em eletropostos. Nestas estações, é possível obter até 144 quilômetros de autonomia em extra em apenas 30 minutos.
Quer saber todos os detalhes do carro que você vai comprar? Consulte o Catálogo Webmotors!