A Chevrolet mostrou na noite desta quarta-feira (11/5), por meio de uma live em seu canal no Youtube, a linha 2022 do SUV Equinox, que passa por importantes reformulações para se manter competitivo em uma categoria hoje dominada por Jeep Compass e que ainda oferece modelos como Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, Ford Territory e Volkswagen Taos, entre outros.
Pelo que a GM revelou, serão duas versões: a Premier mais voltada ao luxo e a RS, mais "esportivada". De acordo com a Chevrolet, o SUV chega oficialmente às concessionárias da marca em junho, justamente quando os preços serão divulgados.
A apresentação do carro mostra que o SUV evoluiu em design e em conectividade. O visual do carro foi atualizado e o conteúdo tecnológico ampliado. Mas não é só isso: a partir de agora, o modelo volta a oferecer mais de uma versão, a RS, que será posicionada abaixo da Premier, para o consumidor que busca um modelo com acabamento mais esportivo.
Vale lembrar que um Equinox 2021 atual, hoje vendido somente na versão Premier, sai por R$ 222.010, preço que o "coloca" praticamente no patamar de outros SUVs médios - maiores, como Volkswagen Tiguan, Mitsubishi Outlander e Ford Bronco Sport, por exemplo.
"As dimensões são primordiais para a consideração de compra de um SUV, mas o design é o fator decisivo. Por isso este foi o principal foco dos projetistas no desenvolvimento do novo Equinox", explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.
Faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas foram completamente atualizados e agora seguem a mais recente linguagem de SUVs da Chevrolet. Por dentro, houve mudanças nos revestimentos de bancos e console; já o computador de bordo traz novo grafismo e a central multimídia MyLink agrega novos recursos.
A partir de agora, o SUV oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, como o myChevrolet App de nova geração, além de MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi, Spotify e Alexa, além do sistema OnStar de telemática da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia para serviços de emergência e segurança.
Na versão Premier, a Chevrolet oferece um ano grátis de Wi-Fi (20 GB mensais) e do plano de OnStar mais abrangente - e o cliente ainda recebe tag da Sem Parar grátis por um ano. Vale destacar que as versões serão distintas tanto no visual como no acabamento: a Premier será mais sofisticada e voltada ao luxo, enquanto a RS trará detalhes mais esportivos alusivos à configuração.
A versão Premier terá tração integral AWD e a inédita RS, tração dianteira. Ambas com motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e câmbio automático de seis marchas, que rende 172 cv e 27,8 kgf.m de torque.
De acordo com a Chevrolet, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 9,2 segundos, número que o coloca como SUV médio mais rápido da categoria de Jeep Compass, Taos, Corolla Cross e cia. Tem mais: segundo dados de consumo do Inmetro, o modelo é capaz de fazer 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada graças ao "baixo peso" (1.561 kg), se considerarmos o tamanho do veículo.
Vale lembrar que o Equinox mantém a configuração de suspensão independente nas rodas traseiras. A versão Premier, como mencionamos, tem tração integral permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência - essa tarefa é feita por uma central de comando que, segundo a GM, é capaz de realizar até mil leituras por segundo.
Outro destaque é o fato de o SUV ser bem equipado em ambas as versões, com ampla lista de itens comodidade e de segurança, como alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência; alerta de ponto cego com aproximação; alerta de movimentação traseira; vibração de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de itens no banco traseiro.
O Equinox, vale lembrar, tem 4,65 m de comprimento, 2,73 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,70 m de altura. O porta-malas carrega 468 litros e pode chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.