Depois da nova Silverado 1500 - que tivemos a oportunidade de testar nos EUA -, agora chegou a hora de a Chevrolet mexer na linha Silverado HD, nomenclatura usada para diferenciar as variações mais pesadas da picape.
Embora pareça um lançamento muito distante para os brasileiros, vale lembrar que a Chevrolet já confirmou para 2023 o lançamento oficial da Silverado por aqui. A linha para o Brasil pode incluir desde o modelo 1500 até as picapes 2500 HD e 3500 HD. Ou toda a gama, como já faz a concorrente Ram por aqui.
Mas voltando às novidades da linha Silverado HD, a picape com o visual atualizado chega ao mercado americano no primeiro trimestre de 2023, já como linha 2024. Por fora, o modelo incorporou novos faróis, uma grade frontal que troca o "Chevrolet" pela gravatinha preta ou dourada (dependendo da versão) e novas opções de rodas.
Por dentro, a Chevrolet Silverado HD agora tem um painel atualizado, com um quadro de instrumentos digital configurável de 12,3 polegadas e um sistema multimídia com tela de 13,4 polegadas voltada para o motorista.
Um arranjo de telas que, segundo a marca, é inspirado no painel visto no Brasil na D20 dos anos 1980/1990. Mudaram também o console central, com opção de um carregador de celular por indução, e a disponibilidade de porta-copos. Agora, são dez ao todo - haja copo!
Boa parte das tecnologias que chegam nas HD 2024 são voltadas para quem usa a picape para o reboque de trailers - algo muito comum na terra do Tio Sam. A começar pelo controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, que agora é capaz de compensar o peso extra e o arrasto provocados pelo reboque.
A picape estreia ainda o Enhanced Transparent Trailer (que permite visualizar os pontos cegos na traseira de novos tipos de reboque), o monitor de pontos cegos que cobre também a área do trailer e um sistema que alerta o condutor caso o PBTC (Peso Total Bruto Combinado) seja superado.
As picapes da linha HD podem ser equipadas com um motor 6.6 V8 a gasolina de 407 cv ou um 6.6 turbodiesel, modificado para despejar 477 cv.
Ambos agora são combinados a um novo câmbio automático de dez marchas, de relações mais curtas que o antigo de seis marchas e que permite aproveitar melhor a força do motor a gasolina.
Com as mudanças, o PBTC da Silverado HD a gasolina passou de 10.886 quilos para 11.793 quilos. Quando o assunto é reboque, a 2500 HD é capaz de puxar até 10.206 quilos, enquanto na 3500 HD essa marca vai a 16.329 quilos.