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Chevrolet Silverado: potência e torque sob demanda

Sistema chamado de DFM faz propulsor V8 5.3 trabalhar com zero a oito cilindros, de acordo com a necessidade do momento

por Roberto Dutra

Este tem sido o ano das picapes no mercado brasileiro e mais uma está prestes a chegar - a Chevrolet Silverado, que será lançada na Expointer, feira agropecuária que será realizada em Esteio (RS), entre 26 de agosto e 3 de setembro. Pois é, o setor agro é responsável por boa parte das compras dessas picaponas e, por isso, as fabricantes têm concentrado suas ações de marketing nesses tipo de evento.

Enquanto isso não acontece, a Chevrolet divulga, a conta-gotas, recursos e especificações do modelo. A bola da vez é um recurso bacana do enorme motor da picape - o Ecotec3, um V8 de 5.3 litros: a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem, para melhorar a eficiência e o desempenho, e reduzir o consumo.
Chamado de Dynamic Fuel Management (DFM), o sistema adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos (de zero a oito) de acordo com a necessidade instantânea, otimizando a performance do motor e contribuindo também para o maior conforto acústico e de rodagem.

O motor Ecotec3 V8 5.3 da Silverado é da mesma família do que equipa o esportivo Camaro, mas com aperfeiçoamentos e recursos específicos para atender às necessidades mais habituais do consumidor de picapes grandes, como o transporte de cargas volumosas e o reboque de barcos ou trailers mais longos - algo que, aliás, é um dos principais critérios levados em conta pelo consumidor americano: lá, a capacidade de reboque é mais importante do que a capacidade de carga.
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Nos Estados Unidos, essa configuração do "v-oitão" rende 355 cv de potência a 5.600 rpm com torque de 52 kgf.m a 4100 rpm. A Silverado será vendida, inicialmente, somente em uma versão, a High Country. Nos EUA, a Silverado High Country custa US$ 67.795, o equivalente a uns R$ 332 mil em conversão direta. No Brasil, seguramente ficará na casa dos R$ 500 mil - ou acima.

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