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China tem EV de R$ 27 mil com 170 km de autonomia

Carro elétrico com preço acessível da BAW é uma das novidades do mercado asiático para este segundo semestre; conheça

por André Deliberato

O mercado chinês ganhou, nas últimas semanas, a mais interessante opção de carro elétrico (EV) dos últimos anos: um modelinho de preço acessível feito especialmente para grandes metrópoles.
O BAW (sigla da marca Beijing Automobile Works) Yuanbao - ou S3 - é um subcompacto que custa 33.900 yuans, ou, na conversão direta para o real, o equivalente a R$ 27 mil - zero-quilômetro! E com até 170 quilômetros de autonomia com cada carga completa.
O carrinho está "bombando" lá na China! Segundo a imprensa local e o próprio fabricante, o S3 já recebeu mais de 9 mil pedidos durante a pré-venda.
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Como é o EV BAW Yuanbao

Criado para rodar em metrópoles e grandes cidades, o carrinho não é indicado para trechos de altas velocidades, em estradas, justamente por conta da baixa potência.  Segundo a BAW, o Yuanbao tem um motor elétrico de apenas 20 kW, que pode ser convertido em algo próximo a 27 cv.
Apesar da baixa potência, há um torque instantâneo bem digno, de 8,6 kgf.m. Com 3,16 m de comprimento, 1,58 m de altura, 1,49 m de largura e apenas 2,05 m de entre-eixos, ele pode chegar a 100 km/h de velocidade máxima.
Com essas medidas, o modelinho é 4 cm mais curto, 1 cm mais baixo e 9 cm mais estreito que o Caoa Chery iCar.

Apesar disso, o carro é completinho. Funcionaria muito bem se fosse vendido a preços competitivos no Brasil. Vem de série com faróis e lanternas de LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com câmera 360º, central multimídia de 10,2 polegadas e assistente de partida em rampa.
Mesmo assim, é importante dizer que só nas versões topo de linha o Yuanbao vem com airbags. Na China, a configuração mais cara do carro - justamente a que oferece a autonomia de até 170 quilômetros - custa o equivalente a R$ 39.700. Nas variantes de entrada, ele vem com bateria de íon de lítio de 9,6 quilowatt-hora (kWh), que garante autonomia média de 120 km.
Além de pequeno, o carrinho chinês tem design controverso. Só recebe duas pessoas, mas a BAW promete para breve uma versão maior e com quatro portas, que também deverá ter mais espaço de porta-malas (a capacidade nesta configuração menor não foi anunciada). E aí, seria uma boa por aqui?

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