Chinesa Neta anuncia 3 carros e fábrica no Brasil

Fabricante da China apresentou oficialmente nesta terça-feira seus primeiros planos para o mercado brasileiro

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Chinesa Neta anuncia 3 carros e fábrica no Brasil
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A chinesa Neta apresentou nesta terça-feira (28), em São Paulo (SP), seus planos para o mercado brasileiro. Entre as principais estratégias da marca estão o lançamento de três modelos ainda este ano e ter uma fábrica no País entre 2025 e 2026.

Os modelos não foram revelados, mas a expectativa é que um deles seja o GT, presente no evento e apresentado como carro utilizado para homologação, e talvez dois SUVs, como pede o mercado local. Todos serão elétricos.

Já com relação à fábrica, a Neta deixou claro que pretende construir ou adquirir uma já construída. Analisando os planos de estar operando entre 2025 e 2026, a compra de uma unidade já pronta aparece como melhor opção.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Os executivos da marca não abriram onde poderá ser a planta, mas lembramos que a Toyota acaba de anunciar que não irá mais produzir em Indaiatuba, interior de São Paulo, concentrando todos os seus modelos em Sorocaba, também no interior paulista.

Neta Gt (2)
O Neta GT marcou presença na apresentação da marca chinesa no Brasil
Crédito: Marcelo Monegato
toggle button

Quais serão os três carros da Neta no Brasil?

A Neta confirmou o lançamento de três carros no Brasil no segundo semestre, mas não revelou quais serão os modelos. O GT, que estava presente, pode ser um dos modelos, mas nem mesmo ele foi garantido pela marca.

Em conversa com Henrique Sampaio, diretor de Marketing e Produto, podemos esperar pelo menos um SUV dentro deste trio de ataque inicial. No entanto, o mais interessante seria apostar em dois SUVs, os modelos X e L - além do GT.

O modelo Neta GT não está confirmado para o mercado brasileiro, mas pode ser um dos 3 lançamentos
Crédito: Marcelo Monegato
toggle button

Atualmente, a Neta tem um portifólio de apenas sete modelos. Todos utilizam a mesma plataforma tecnológica e compartilham cerca de 80% das peças, o que torna produção mais eficiente.

Sampaio não cravou também quantas unidades a Neta irá vender no Brasil. Reconheceu, porém, que não terá o mesmo volume da BYD, marca chinesa que atualmente é a 10ª em volume de vendas de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Mas o executivo deixou claro que o volume será "expressivo".

Importante destacar que neste primeiro momento, os carros da Neta vendidos no Brasil serão importados da China, onde a marca tem três fábrica.

Painel de instrumentos digital e tela gigante da central multimídia chamam atenção no interior do GT
Crédito: Marcelo Monegato
toggle button

Onde será a fábrica da Neta no Brasil?

A notícia mais surpreendente da Neta, definitivamente, foi a confirmação de uma fábrica em solo brasileiro, que passaria a operar entre 2025 e 2026. Sampaio não revelou o local da planta, mas informou que existe uma equipe analisando diversas possibilidades no país.

A verdade é que a Neta tem um olhar forte para comprar uma fábrica já pronta, pois erguer uma unidade fabril do zero e colocar para funcionar em pouco mais de dois anos é pouco viável. E como o processo de produção será KD, a estrutura não precisa ser de última geração.

O Neta L foi apresentado recentemente no Salão de Pequim, na China
Crédito: Diulgação
toggle button

Neste contexto, as primeiras conversas que surgiram ainda durante o evento foi a possibilidade de a Neta comprar a fábrica da Toyota em Indaiatuba, no interior de São Paulo. A marca japonesa anunciou recentemente que desativará a unidade para concentrar toda produção de seus veículos na planta de Sorocaba.

Além das três fábricas em solo chinês, a Neta tem uma unidade na Tailândia, e mais duas em planejamento: no Brasil, para alimentar o mercado da América do Sul, e no México, para abastecer os países da América Central e, talvez, Estados Unidos.

Neta X é um SUB menor que o L que tem boas chances de também chegar ao Brasil ainda este ano
Crédito: Divulgação
toggle button

 

Comentários
Wid badge