O ano de 2023 está logo aí e com ele a expectativa dos carros que serão lançados e vão agitar bastante o mercado automotivo brasileiro nos próximos 12 meses.
A lista inclui desde a nova geração do Honda Civic até um novo SUV para brigar diretamente com o Toyota Corolla Cross. Outra novidade já confirmada é o modelo que vai colocar a Fiat pela primeira vez no segmento de picapes médias.
Depois de apresentar a gama completa do novo HR-V ao longo de 2022, a Honda se prepara para adicionar na sua linha de SUVs o novo ZR-V, modelo feito sobre a base do Civic de 11ª geração e que chega para brigar diretamente com o Toyota Corolla Cross.
Nome do novo HR-V americano no mercado internacional, o ZR-V vai chegar ao Brasil importado do México e equipado com um motor 2.0 de 160 cv, que é uma versão atualizada do propulsor usado no Civic "10" que era feito por aqui. Mas a variação híbrida é uma possibilidade.
Já pudemos conhecer de perto do SUV híbrido plug-in Haval H6. Mas as vendas do modelo importado da China começam no Brasil apenas em 2023.
O SUV médio, que promete um alcance 100% elétrico de 200 quilômetros, será posteriormente produzido pela Great Wall Motors no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (SP) que os chineses compraram da Mercedes-Benz.
Desde que fechou as suas fábricas no Brasil, a Ford passou a assumir por aqui uma cara de marca premium, que é vista em modelos como o SUV Bronco e a picape Maverick (que também ganha uma versão híbrida em 2023). Mas um dos grandes destaques da marca americana no próximo ano será a o início das vendas no Brasil do SUV elétrico Mustang Mach-E.
Ainda não foi anunciada a versão do modelo que será oferecida. Mas considerando os outros carros da gama atual da marca do oval, a expectativa é que a escolha recaia sobre o topo de linha GT Performance, de 487 cv e 418 quilômetros de autonomia.
O Toyota Corolla sempre foi associado no Brasil a um público mais velho e conservador. Mas a marca japonesa quer mudar essa imagem em 2023, com o lançamento por aqui do hatch esportivo japonês GR Corolla, equipado com um motor 1.6 turbo de 304 cv.
O modelo médio chega para fazer frente ao seu principal concorrente no mercado internacional. O Honda Civic Type-R. Hatch que também foi confirmado para o Brasil em 2023.
Não está confirmado se a Fiat deve adotar realmente o nome Landtrek do modelo vendido pela Peugeot na América Latina. Mas o que já se sabe é que realmente a marca italiana vai comercializar no Brasil em 2023 uma variação dessa picape média produzida pela chinesa Dongfeng e montada no Uruguai.
O modelo está em fase final de desenvolvimento nos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis no Polo Automotivo em Betim (MG) e vai brigar no mesmo segmento das tradicionais Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Toyota Hilux.
Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.