O Brasil, hoje, é um mercado automotivo global. Muitas marcas não atuam no país, é verdade - ou já atuaram por aqui e caíram fora -, mas ainda assim temos uma vasta lista de montadoras e modelos. E a variedade de carros esportivos globais aumentou recentemente, com a volta da Aston Martin, que abriu sua primeira concessionária no país este mês, na cidade de São Paulo,
A verdade é que a lista de esportivos vendidos no Brasil inclui vários modelos globais. Na lista deste fim de semana, reunimos cinco exemplos de modelos comercializados por aqui com essas características. Lembra de algum outro? É só deixar no campo de comentários!
O líder entre os carros esportivos nos últimos anos foi o Porsche 911. Além do bom número de vendas, a marca comemora o fato de ter emplacado seus dois melhores ano no Brasil (2020 e 2021) desde que decidiu vir oficialmente para o país, em 2015 - até então a empresa era representada pela Stuttgart, uma importadora.
O 911, igual no mundo todo, é vendido por aqui nas versões Carrera, S, 4S, Turbo e Turbo S - além das superesportivas GT2 e GT3 RS - com preços que começam perto dos R$ 900 mil e passam de R$ 1,8 milhão.
Outro carro global esportivo que é vendido no Brasil é o Ford Mustang, que desembarcou por aqui no final de 2018 depois de muitos anos de expectativas. O legítimo muscle car - hoje vendido somente na versão Mach 1 - tem motor V8 5.0 de 483 cv e 56,7 kgf.m de torque e câmbio automático de dez marchas.
Lá fora existem configurações mais mansas e menos caras, mas por aqui a marca escolheu trazer a versão mais bruta justamente por enxergar que o Mustang é um carro de nicho. Tem sido um sucesso de vendas desde seu lançamento, e superou com folga seu maior rival, o carro a seguir...
O grande rival do Mustang é outro carro global vendido da mesma forma no Brasil e em outros mercados do mundo. O Chevrolet Camaro desembarcou por aqui em 2010, passou por diversas modificações - e teve até uma troca de geração, em 2016 - e chegou ao patamar atual, de muscle car voltado ao mercado de luxo.
Por aqui, o modelo é oferecido na carroceria cupê e usa motor V8 alimentado pelo mesmo câmbio automático de dez marchas que seu rival. Custa R$ 475.890 - cerca de R$ 50 mil a menos.
Um dos superesportivos remanescentes com motor V10 ao redor do mundo, a atual geração do Audi R8 chegou ao Brasil no final do segundo semestre de 2020 em um último lote com pouquíssimas unidades, todas antecipadamente vendidas antes mesmo da importação. Aqui e lá fora o carro é o mesmo: baixinho, nervoso e exclusivo, já que custa mais de R$ 1,6 milhão.
O motor V10 - o mesmo utilizado pelo Lamborghini Huracán -, naturalmente aspirado, tem 610 cv e 57,1 kgf.m de torque. Acoplado ao propulsor está uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem banhada a óleo de sete marchas e um sistema de tração nas quatro rodas.
Quem finaliza nossa lista é o belíssimo M8 Gran Coupé Competition, vendido por aqui com motor V8 4.4 turbo capaz de entregar 625 cv e 76,g kgf.m de torque. Com linhas sinuosas e envolventes, o sedã custa R$ 1.320.950 e curiosamente pode ser inteiramente configurado no site oficial da marca. É outro carro global conhecido em todo o mundo e vendido por aqui - ainda que para poucos.