Cinco carros que saíram de linha em 2023

Fizemos uma lista com todos os automóveis que deixaram de ser vendidos no Brasil este ano. Confira!

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Cinco carros que saíram de linha em 2023
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Mesmo com algumas aposentadorias, o ano de 2023 deve fechar com alta nas vendas na comparação com 2022. Mas falaremos sobre isso entre o final desse mês e o começo de janeiro, quando os dados dessa temporada forem fechados e compilados.

Carros que saíram de linha em 2023

Antes disso, nada mais justo do que fazer uma homenagem aos carros que saíram de linha nos últimos doze meses. Para abrir a lista vamos falar simplesmente do carro mais vendido no Brasil em todos os tempos, e que até hoje domina o mercado de usados e seminovos: o Volkswagen Gol.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Quem "subiu no telhado" esse ano?

1. Volkswagen Gol e Voyage

O VW Gol saiu de cena esse ano, mas foi o carro mais vendido da história do Brasil
Crédito: Divulgação
toggle button

É verdade que sua produção terminou oficialmente no final do ano passado, em dezembro de 2022, mas é importante destacar que os estoques do Gol duraram até o final do primeiro semestre, quando o modelo finalmente deixou de ser vendido - e deu lugar ao Polo Track, a versão de entrada do hatch feito sobre a plataforma MQB.

O Gol era feito sobre a plataforma PQ24 desde 2007, quando ganhou sua terceira geração - que ficou conhecida popularmente como G5. Existia desde 1980 e teve mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas no Brasil. Foi também, por 27 anos consecutivos, o carro mais emplacado do país, entre 1987 e 2013.

Quem também saiu de linha foi o sedã Voyage, em fevereiro - mas os estoques duraram menos que os do Gol: até dois ou três meses depois. O Voyage era vendido no Brasil desde 1981, apesar de ter passado por um hiato entre 1995 e 2008.

2. Renault Captur

O Renault Captur teve uma vida discreta no mercado brasileiro: emplacou apenas 304 unidades este ano
Crédito: Divulgação
toggle button

Com cinco anos de vida no Brasil, o Renault Captur também saiu de cena em 2023. E de forma discreta, assim como toda sua participação no país. Teve 13.742 unidades emplacadas em 2017, ano de lançamento; outras 26.506 unidades em 2018 e mais 28.663 em 2019. O número caiu para 10.872 em 2020, 8.306 em 2021 e alcançou apenas 304 unidades este ano, considerando dados de janeiro a setembro.

Segundo a Renault, a aposentadoria do SUV também foi motivada pela falta de insumos para sua produção. Na linha 2023, o modelo era oferecido em três versões, com preços entre R$ 142.990 e R$ 164.190, todas com o mesmo motor 1.3 turbo de 170 cv do Duster e da picape Oroch.

3. Jaguar F-Type

A Jaguar importou e vendeu 15 unidades do classudo F-Type 75 este ano - cada uma com preço de R$ 613 mil
Crédito: Divulgação
toggle button

Outra saída discreta, porém mais elegante: o Jaguar F-Type deixará de ser vendido no Brasil em 2024 e as últimas unidades do superesportivo foram importadas este ano, vestidas pela versão especial "75" - que celebra justamente os 75 anos do legado de esportividade da empresa, que começou com um modelo chamado XK120, em 1948.

O F-Type 75 teve apenas 14 unidades importadas - as últimas da história do carro, que foi vendido por aqui entre 2013 e 2023. A marca cobrava R$ 612.977 pelo modelo, que foi importado só na versão conversível com motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha e 300 cv.

4. Renault Stepway

O Stepway era Sandero Stepway, virou apenas Stepway e vai abrir espaço para ouro SUV - o Kardian
Crédito: Divulgação
toggle button

Essa é loucura, mas é real: o Stepway, que antes era chamado de Sandero Stepway, não é mais fabricado pela Renault em São José dos Pinhais (PR) desde outubro. A marca nega oficialmente, mas o carro abriu espaço no pólo fabril para a chegada natural do Kardian, que já foi apresentado ao público e estreia no começo do ano.

Apesar disso, ainda existem estoques do Stepway nas lojas - bem como do sedã Logan, outro que já não vende bem como outrora. A dupla entra nessa lista, mas a Renault não deve confirmar a aposentadoria de ambos este ano - é possível, portanto, que eles voltem a aparecer na retrospectiva de "óbitos" do WM1 do ano que vem.

5. Kia Cerato

Ótimo carro que nem sempre foi reconhecido, o Kia Cerato também deixou de ser importado este ano
Crédito: Divulgação
toggle button

Quem também se despediu do mercado brasileiro foi o Kia Cerato, em julho. O sedã saiu do site oficial da marca e provou que a oferta de modelos três volumes foi a que mais diminuiu no país, para que a de SUVs pudesse emergir.

Procurada pelo WM1, a Kia confirmou que a importação do modelo foi suspensa, mas deixou em aberto um eventual retorno: "Por ora, a Kia não comercializará o Cerato. Aguardará momento mais propício".

Em sua quarta geração, o sedã era oferecido em duas versões: EX e SX. As opções se diferenciavam pelo nível de equipamentos e custavam R$ 113 mil e R$ 119 mil, respectivamente.

VÍDEO RELACIONADO:

Comentários
Wid badge
Wid pop up

Ao receber você aceita e concorda com o uso de seus dados para receber comunicações e outras finalidades descritas na nossa politica de privacidade

Campo obrigatório