Mesmo com algumas aposentadorias, o ano de 2023 deve fechar com alta nas vendas na comparação com 2022. Mas falaremos sobre isso entre o final desse mês e o começo de janeiro, quando os dados dessa temporada forem fechados e compilados.
Antes disso, nada mais justo do que fazer uma homenagem aos carros que saíram de linha nos últimos doze meses. Para abrir a lista vamos falar simplesmente do carro mais vendido no Brasil em todos os tempos, e que até hoje domina o mercado de usados e seminovos: o Volkswagen Gol.
1. Volkswagen Gol e Voyage
É verdade que sua produção terminou oficialmente no final do ano passado, em dezembro de 2022, mas é importante destacar que os estoques do Gol duraram até o final do primeiro semestre, quando o modelo finalmente deixou de ser vendido - e deu lugar ao Polo Track, a versão de entrada do hatch feito sobre a plataforma MQB.
O Gol era feito sobre a plataforma PQ24 desde 2007, quando ganhou sua terceira geração - que ficou conhecida popularmente como G5. Existia desde 1980 e teve mais de 8,5 milhões de unidades fabricadas no Brasil. Foi também, por 27 anos consecutivos, o carro mais emplacado do país, entre 1987 e 2013.
Quem também saiu de linha foi o sedã Voyage, em fevereiro - mas os estoques duraram menos que os do Gol: até dois ou três meses depois. O Voyage era vendido no Brasil desde 1981, apesar de ter passado por um hiato entre 1995 e 2008.
2. Renault Captur
Com cinco anos de vida no Brasil, o Renault Captur também saiu de cena em 2023. E de forma discreta, assim como toda sua participação no país. Teve 13.742 unidades emplacadas em 2017, ano de lançamento; outras 26.506 unidades em 2018 e mais 28.663 em 2019. O número caiu para 10.872 em 2020, 8.306 em 2021 e alcançou apenas 304 unidades este ano, considerando dados de janeiro a setembro.
Segundo a Renault, a aposentadoria do SUV também foi motivada pela falta de insumos para sua produção. Na linha 2023, o modelo era oferecido em três versões, com preços entre R$ 142.990 e R$ 164.190, todas com o mesmo motor 1.3 turbo de 170 cv do Duster e da picape Oroch.
3. Jaguar F-Type
Outra saída discreta, porém mais elegante: o Jaguar F-Type deixará de ser vendido no Brasil em 2024 e as últimas unidades do superesportivo foram importadas este ano, vestidas pela versão especial "75" - que celebra justamente os 75 anos do legado de esportividade da empresa, que começou com um modelo chamado XK120, em 1948.
O F-Type 75 teve apenas 14 unidades importadas - as últimas da história do carro, que foi vendido por aqui entre 2013 e 2023. A marca cobrava R$ 612.977 pelo modelo, que foi importado só na versão conversível com motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha e 300 cv.
4. Renault Stepway
Essa é loucura, mas é real: o Stepway, que antes era chamado de Sandero Stepway, não é mais fabricado pela Renault em São José dos Pinhais (PR) desde outubro. A marca nega oficialmente, mas o carro abriu espaço no pólo fabril para a chegada natural do Kardian, que já foi apresentado ao público e estreia no começo do ano.
Apesar disso, ainda existem estoques do Stepway nas lojas - bem como do sedã Logan, outro que já não vende bem como outrora. A dupla entra nessa lista, mas a Renault não deve confirmar a aposentadoria de ambos este ano - é possível, portanto, que eles voltem a aparecer na retrospectiva de "óbitos" do WM1 do ano que vem.
5. Kia Cerato
Quem também se despediu do mercado brasileiro foi o Kia Cerato, em julho. O sedã saiu do site oficial da marca e provou que a oferta de modelos três volumes foi a que mais diminuiu no país, para que a de SUVs pudesse emergir.
Procurada pelo WM1, a Kia confirmou que a importação do modelo foi suspensa, mas deixou em aberto um eventual retorno: "Por ora, a Kia não comercializará o Cerato. Aguardará momento mais propício".
Em sua quarta geração, o sedã era oferecido em duas versões: EX e SX. As opções se diferenciavam pelo nível de equipamentos e custavam R$ 113 mil e R$ 119 mil, respectivamente.
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