Cinco carros aposentados para atender o Proconve

Mudanças na legislação de controle de emissões forçaram montadoras a acelerarem despedida de modelos populares 

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Cinco carros aposentados para atender o Proconve
Lucas Cardoso
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

As mudanças promovidas pela 7ª fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve, foram implacáveis para alguns modelos no país. Já falamos aqui no WM1 sobre as novas normas de emissões de poluentes e como elas impactam na lista de modelos de algumas marcas. E sobre alguns carros que saíram de linha por não atenderem a nova legislação.

Por conta da dificuldade de adaptação às regras, motores menos modernos, como o 1.6 MPI 8V da Volkswagen e o 1.8 E.torQ da Fiat. O processo para atualizar esses motores seria custoso para as marcas, que na maioria das vezes escolhem abandonar o projeto. Essas despedidas forçaram a saída de alguns carros populares do mercado nacional.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Fizemos aqui uma lista com cinco carros marcantes que se despediram por conta das mudanças nas regras de emissão.

Carros que saíram de linha devido ao Proconve

Chevrolet Onix Joy e Joy Plus (Sedan)

Os dois primeiros da lista são os Chevrolet Onix Joy e Onix Joy Plus (versão sedan), que deixaram de ser vendidos no Brasil a partir de janeiro deste ano. Os modelos usavam o motor 1.0 aspirado, de quatro cilindros, capaz de render até 80 cv de potência e 9,8 kgf.m de torque. O propulsor vinha acoplado ao câmbio manual de seis marchas.

 Ainda com visual da geração anterior, a versão Joy era a alternativa mais em conta da Chevrolet
Onix Joy 2020 carros que saíram de linha
Legenda: Ainda com visual da geração anterior, a versão Joy era a alternativa mais em conta da Chevrolet
Crédito: Divulgação
toggle button

A dupla era uma alternativa mais em conta para o consumidor que queria adquirir um carro zero, mas não fazia questão de ter um modelo com o visual atualizado, no caso o Onix atual. Os modelos também tinham como trunfo o fato de serem econômicos. De acordo com dados do Inmetro, o consumo urbano de ambos era 12,8 km/l e rodoviário chegava a 14,7km/l, no hatch, e 15,3, no sedan, sempre abastecidos com gasolina.

Volkswagen Fox

O Volkswagen Fox foi outro modelo descontinuado em 2022 com as novas regras de emissões de poluentes. Lançado em 2003 por aqui, o hatch resistia bravamente em duas versões: Connect e Extreme. Ambas vinham equipadas com o aposentado motor 1.6 MPI flex aspirado de 8V.

O motor 1.6 MPI 8V do Fox também era usado em versões descontinuadas de Voyage e Virtus
Crédito: Divulgação
toggle button

Até março, o Fox ainda era encontrado no site oficial da montadora e sustentava o posto de carro mais barato da Volkswagen. As vendas eram sustentadas pelas últimas unidades fabricadas até dezembro, mas com o fim desse estoque o Fox saiu oficialmente do portfólio. O fechamento do ciclo do hatch abre espaço na linha de produção da marca para o T-Cross, que atualmente é o carro mais vendido da Volkswagen.

Doblò

A despedida do cansado 1.8 E.torQ foi o empurrão que o cansado Fiat Doblò precisava para se despedir do mercado brasileiro. O propulsor aspirado flex gerava 132 cv de potência e 18,9 kgf.m de torque no monovolume e vinha sempre acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.

Monovolume da Fiat só tinha versões com motor 1.8 e estava na mesma geração há 20 anos
Crédito: Divulgação
toggle button

O Doblò foi lançado no mercado nacional em 2001 e emplacou mais de 160 mil unidades desde então. Foi outro modelo que deixou o mercado em janeiro. Versões mais caras de Argo, Cronos, e de entrada da Toro também foram "limadas" pelo corte do motor 1.8. No caso da Toro, o modelo deu lugar ao turboflex GSE 1.3.

Motor 1.8 aspirado era usado também em versões topo de Argo e Cronos
Crédito: Divulgação
toggle button

ix35

O Hyundai ix35 é outro dos carros que saíram de linha devido às novas normas do Proconve 7. A informação sobre o fim de sua produção foi confirmada em fevereiro pelo fabricante. Vendido apenas na versão GL, o modelo saía da concessionária oficialmente até março equipado com o motor quatro 2.0 flex aspirado de 167 cv e 20,6 kgf.m. O SUV da marca sul-coreana era vendido no Brasil desde 2010 e emplacou quase 112 mil unidades.

Hyundai ix35 era vendido no Brasil desde 2010 e emplacou quase 112 mil unidades.
Crédito: Divulgação
toggle button
Tags:Lista
Comentários