As mudanças promovidas pela 7ª fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve, foram implacáveis para alguns modelos no país. Já falamos aqui no WM1 sobre as novas normas de emissões de poluentes e como elas impactam na lista de modelos de algumas marcas. E sobre alguns carros que saíram de linha por não atenderem a nova legislação.
Por conta da dificuldade de adaptação às regras, motores menos modernos, como o 1.6 MPI 8V da Volkswagen e o 1.8 E.torQ da Fiat. O processo para atualizar esses motores seria custoso para as marcas, que na maioria das vezes escolhem abandonar o projeto. Essas despedidas forçaram a saída de alguns carros populares do mercado nacional.
Fizemos aqui uma lista com cinco carros marcantes que se despediram por conta das mudanças nas regras de emissão.
Os dois primeiros da lista são os Chevrolet Onix Joy e Onix Joy Plus (versão sedan), que deixaram de ser vendidos no Brasil a partir de janeiro deste ano. Os modelos usavam o motor 1.0 aspirado, de quatro cilindros, capaz de render até 80 cv de potência e 9,8 kgf.m de torque. O propulsor vinha acoplado ao câmbio manual de seis marchas.
A dupla era uma alternativa mais em conta para o consumidor que queria adquirir um carro zero, mas não fazia questão de ter um modelo com o visual atualizado, no caso o Onix atual. Os modelos também tinham como trunfo o fato de serem econômicos. De acordo com dados do Inmetro, o consumo urbano de ambos era 12,8 km/l e rodoviário chegava a 14,7km/l, no hatch, e 15,3, no sedan, sempre abastecidos com gasolina.
O Volkswagen Fox foi outro modelo descontinuado em 2022 com as novas regras de emissões de poluentes. Lançado em 2003 por aqui, o hatch resistia bravamente em duas versões: Connect e Extreme. Ambas vinham equipadas com o aposentado motor 1.6 MPI flex aspirado de 8V.
Até março, o Fox ainda era encontrado no site oficial da montadora e sustentava o posto de carro mais barato da Volkswagen. As vendas eram sustentadas pelas últimas unidades fabricadas até dezembro, mas com o fim desse estoque o Fox saiu oficialmente do portfólio. O fechamento do ciclo do hatch abre espaço na linha de produção da marca para o T-Cross, que atualmente é o carro mais vendido da Volkswagen.
A despedida do cansado 1.8 E.torQ foi o empurrão que o cansado Fiat Doblò precisava para se despedir do mercado brasileiro. O propulsor aspirado flex gerava 132 cv de potência e 18,9 kgf.m de torque no monovolume e vinha sempre acoplado a um câmbio manual de cinco marchas.
O Doblò foi lançado no mercado nacional em 2001 e emplacou mais de 160 mil unidades desde então. Foi outro modelo que deixou o mercado em janeiro. Versões mais caras de Argo, Cronos, e de entrada da Toro também foram "limadas" pelo corte do motor 1.8. No caso da Toro, o modelo deu lugar ao turboflex GSE 1.3.
O Hyundai ix35 é outro dos carros que saíram de linha devido às novas normas do Proconve 7. A informação sobre o fim de sua produção foi confirmada em fevereiro pelo fabricante. Vendido apenas na versão GL, o modelo saía da concessionária oficialmente até março equipado com o motor quatro 2.0 flex aspirado de 167 cv e 20,6 kgf.m. O SUV da marca sul-coreana era vendido no Brasil desde 2010 e emplacou quase 112 mil unidades.