Luxo, esportividade, sofisticação e exclusividade são adjetivos muito utilizados quando o assunto é automóvel, mas será que essas características sempre estão juntas? Resolvemos pesquisar e exemplificar essa história com alguns super carros. Hoje vamos mostrar exemplos de veículos que são extremamente exclusivos.
Separamos cinco modelos que tiveram pouquíssimas unidades fabricadas e que, por conta disso, são considerados raríssimos. A maior parte são super carros tão exclusivos que é praticamente impossível definir um valor de mercado. Lembra de algum outro? Acha que existe algum carro muito raro produzido em série que não seja um superesportivo? Deixe no campo de comentários!
Aqui temos um exemplo que faz valer as alcunhas de luxo, esportividade e sofisticação unidas na receita da mais pura exclusividade. Para celebrar os 100 anos do nascimento do fundador da empresa, Ferruccio Lamborghini, a fabricante italiana preparou um modelo baseado no Aventador, o atual - e já em final de vida - superesportivo de motor V12 da marca.
Apresentado no Salão de Genebra de 2016, este foi o Centenario. Teve apenas 40 unidades produzidas - destas, 20 na carroceria cupê e 20 na conversível. O motor era um V12 6.5 de 770 cv. O preço era tão surreal que sequer foi divulgado.
Este se for visto na rua também precisa ser fotografado, já que somente 20 unidades foram fabricadas para todo o mundo. O substituto oficial do Zonda, da montadora italiana, foi lançado em 2011 mas só começou a ser entregue alguns anos depois.
Por baixo do capô - que fica na parte central do carro, assim como no caso do Lamborghini acima -, o superesportivo carrega um motor V12 aspirado de 730 cv desenvolvido pela AMG, a divisão de carros esportivos da Mercedes-Benz. O carro, que custava mais de 2,5 milhões de euros (pouco mais de R$ 15 milhões), é feito artesanalmente e pode chegar a 360 km/h.
Imagine um superesportivo que tem diamantes nos faróis. Este é o caso do Lykan Hypersport, uma edição limitada da W Motors, que carrega um motor de seis cilindros biturbo com 3,7 litros capaz de oferecer 780 cv e chegar de 0 a 100 km/h em absurdos 2,8 segundos, além de atingir a máxima de 385 km/h.
O valor estimado da brincadeira era de R$ 13 milhões, mas vai ser difícil encontrar uma unidade disponível, já que apenas sete foram produzidas para todo o mundo - e todas já têm dono. Outra coisa muito especial desse modelo é que ele foi o primeiro supercarro feito no Oriente Médio e também participou da franquia de filmes Velozes e Furiosos.
Outro exemplo de supercarro que (quase) ninguém pode ter, já que só foram construídas seis unidades. Apenas seis carros desse em todo o mundo! O Koenigsegg One:1 é uma edição limitada da fabricante sueca que foi apresentada pela primeira vez no Salão de Genebra de 2014.
O motor é um V8 5.0 biturbo de monstruosos 1.360 cv que consegue fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em ridículos 2,8 segundos. A explicação do nome é fácil: como são 1.360 cv e exatos 1.360 kg, a relação potência/peso do carro é de exatamente 1 kg por cv. Daí o nome "One:1"!
O carro da Bugatti que normalmente domina nossas listas de recordes e fatos históricos é o Chiron, um dos superesportivos mais fortes e potentes do mundo. Mas quem hoje ocupa lugar na nossa lista é o Veyron, seu antecessor, com a versão Gray Carbon, que teve a incrível quantidade de uma unidade produzida.
O Veyron Gray Carbon, como o nome diz, é praticamente inteiro feito em fibra de carbono. Apresentado no Salão de Genebra de 2010 - como de costume, o salão suíço era o favorito dessas fabricantes -, o modelo tinha motor W16 quadriturbo (praticamente dois V8 biturbo lado a lado), era baseado na versão Grand Sport, tinha 1.200 cv e conseguia atingir mais de 400 km/h.