Será no mínimo curioso ver um Citroën Ami rodando pelas ruas brasileiras. E, também, um pouco raro: o pequeno carrinho urbano é movido por um motor elétrico de 8 cv de potência, alimentado por uma bateria de 5,5 kWh. Sua velocidade máxima é de modestos 45 km/h.
Por isso, não devemos esperar ver um Ami em grandes avenidas ou pistas expressas. Mesmo assim não deixa de ser uma notícia legal a confirmação, pela Stellantis, lá no Polo Automotivo de Betim (MG), de que o modelinho será vendido no Brasil. Data de chegada e preço ainda são mistério, claro.
O pequenino tem 2,41 m de comprimento e 1,39 m de largura. Leva apenas duas pessoas e pesa 485 quilos. A autonomia é de 80 quilômetros na medição pelo ciclo europeu WLTP. Para recarregar a bateria em 100%, são três horas de espera em uma tomada 220 Volts.
O Ami é todo curioso. Frente e traseira são quase iguais, as linhas são quadradinhas, as portas abrem em sentidos opostos e o interior tenta ser simples e funcional. O painel digital exibe velocidade, posição do câmbio e carga da bateria.