O canal de notícias da Webmotors

Citroën ampliará rede de concessionárias no Brasil

Para ajudar nas vendas do novo C3, marca aumentará número de lojas em 70% este ano. Conheça mais sobre expansão

por Rafael Ligeiro

Motivada pela chegada do novo C3, a Citroën divulgou um plano para ampliar em 70% sua rede de concessionárias no Brasil. O objetivo é ter 180 pontos de venda até o fim deste ano. Mais do que a expansão no número de concessionárias, a montadora pretende aumentar o seu alcance para 80% território nacional. Nesse sentido, a marca busca reforçar a sua presença em algumas capitais, algo que já tem ocorrido em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia.



Com lançamento previsto para este ano, porém ainda sem uma data específica, o novo C3 está em produção na fábrica da Citroën em Porto Real (RJ) desde março. Aliás, o hatch é o primeiro veículo da Stellantis no país com a base modular Commom Modular Plataform (CMP).
O C3 brasileiro terá um visual similar ao do modelo vendido no mercado indiano. Por sinal, o carro nacional faz parte do Projeto C-Cubed, que deve dar origem a outros dois modelos até 2024.

O novo compacto terá duas opções de motorização. A primeira é o aspirado Firefly 1.0 de seis válvulas, que já equipa seus “primos” da Stellantis - os Fiat Mobi e Argo e, mais recentemente, o novo Peugeot 208.
Já a segunda opção de propulsor é o aspirado EC5JP4 1.6 de 16 válvulas. E, convenhamos, um motor bem mais encorpado que o Firefly! Presente também no atual Peugeot 208, o EC5JP4 1.6 entrega 118 cv (etanol) e 115 cv (gasolina) ao compacto. Bem acima dos 77 cv (etanol) e 72 cv (gasolina) oferecidos pelo Firefly ao Argo.
De acordo com a Citroën, o novo C3 deve contar com 13 combinações de cores.

Citroën acumulou grande crescimento em 2021

De fato, a chegada do novo C3 ao mercado nacional é o propulsor do plano de expansão da Citroën para 2022. Contudo, os resultados obtidos pela marca no ano passado certamente deram um fôlego extra à fabricante.
Em 2021, a Citroën vendeu 23.351 veículos no país, melhor participação no mercado desde 2015. Esse número representou um crescimento de 77,2% em relação às 13.177 vendas registradas em 2020.
Por conta desse aumento, o market share da Citroën no país saltou de 0,6% em 2020 para 1,2% no ano seguinte.

Aliás, vale ressaltar que o modelo C4 Cactus foi (disparado) o principal responsável pelo crescimento da marca no ano passado. Com crescimento isolado de 10,5% em vendas em relação a 2020, o SUV teve 19.550 unidades comercializadas, e respondeu por nada menos que 83,7% do total de veículos vendidos pela Citroën em 2021.
Enfim, a ampliação do número de concessionárias não só promete facilitar o acesso aos novos modelos da montadora, mas também a peças de resposição por valores mais acessíveis. Portanto não devemos estranhar se a fabricante fechar 2022 com novos números positivos.

Comentários

Carregar mais