Depois de vários teasers, a Citroën revelou na Índia a versão de produção do SUV-cupê Basalt, o terceiro modelo da linha de produtos C-Cubed - que inclui também o hatch C3 e o SUV C3 Aircross.
Com o Basalt, a Stellantis seguirá o mesmo script do restante dos produtos da linha C-Cubed: chegam primeiro ao mercado indiano e só depois ao Brasil, com produção na fábrica de Porto Real (RJ) e algumas diferenças para o mercado local.

Até lá, bora falar do carro indiano. O Basalt está mais próximo do Aircross que do C3. Tem entre-eixos de 2,65 metros - é 2 cm mais curto que o SUV - e 4,30 m de comprimento. O porta-malas tem 470 litros de capacidade.
Ou seja: apesar do entre-eixos mais longo, o Basalt é um carro menor que o Fiat Fastback. Mas tem linhas mais harmoniosas.
O painel e boa parte dos elementos internos também são os mesmos do SUV. Marcam presença o quadro de instrumentos digital de sete polegadas e a multimídia de 10,25 polegadas. Mas o acabamento da cabine do Citroën Basalt tem novos materiais e a ergonomia foi revisada.
Na dianteira, o apoio de braço central é novo, enquanto os bancos traseiros têm novos apoios de cabeça. E os comandos dos vidros elétricos traseiros - finalmente - foram deslocados para as portas.
O pacote de equipamentos também foi revisado. O Basalt é o primeiro dos C-Cubed a ser oferecido com ar-condicionado automático e airbags laterais e de cortina. Itens que são comuns entre os compactos mais sofisticados, mas que não são oferecidos no C3 e nem no Aircross.
Na Índia, o Basalt estreia com o motor 1.2 PureTech em duas configurações: aspirado (82 cv de potência), e turbo (110 cv de potência). O propulsor menos potente pode ser combinado apenas ao câmbio manual de cinco marchas. Já o mais potente pode ser casado a uma transmissão manual ou a uma automática, mas ambas com seis velocidades.
No Brasil, a expectativa é que o Basalt seja oferecido com os motores 1.0 da família Firefly, nas variações de aspiração natural e sobrealimentada. Esses propulsores, vale ressaltar, já são usados nos outros C-Cubed.



Email enviado com sucesso!