O Citroën Basalt chegou oficialmente ao mercado brasileiro nesta quarta-feira (2). Com preços a partir de R$ 89.990, o SUV-cupê é o terceiro e último membro da família C-Cubed, que inclui também o hatch C3 e o SUV Aircross.
Baseado na plataforma modular CMP, o Citroën Basalt é produzido na fábrica de Porto Real (RJ) e ocupa o posto de maior modelo da linha C-Cubed. Apesar do porte, é um carro com a mesma pegada focada no custo-benefício dos modelos C3 e Aircross.
Confira a seguir a ficha técnica, versões e preços do modelo.
O Citroën Basalt mede 4,34 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,59 m de altura e tem entre-eixos de 2,65 m.
Apesar do entre-eixos ligeiramente mais longo do Aircross (2,68 m), o Basalt é 2 cm mais comprido. São dimensões bem generosas para um SUV-cupê. Só para efeito de comparação, o Volkswagen Nivus tem 4,27 m de comprimento, enquanto o Fiat Fastback mede 4,43 m.
A gama de cores inclui as opções vermelho Rouge Ruby, o Prata Artense, o Cinza Grafito, o preto Perla Nera e o Branco Banquise, além do Branco Nacré (exclusivo da série First Edition, e da nova tonalidade de azul Cosmo Blue.
O porta-malas tem 490 litros de capacidade no padrão VDA, que simula uma condição de uso mais próxima do mundo real. É um dos maiores porta-malas entre os SUVs compactos do mercado brasileiro.
Já na cabine, o espaço para os passageiros é um dos pontos fortes do Basalt, com amplo espaço para as cabeças, pernas e ombros de todos os ocupantes.
No Brasil, o Basalt é oferecido em duas configurações de motor e câmbio. A versão de entrada é equipada com o 1.0 aspirado de três cilindros e 75 cv de potência, que é combinado com um câmbio manual de cinco marchas.
Já as versões mais caras da linha tem o 1.0 turbo, também de três cilindros e que desenvolve 130 cv de potência. Propulsor que é casado com um câmbio automático CVT com sete marchas simuladas.
Com o motor 1.0 aspirado, o Basalt registra médias de consumo de até 14,6 km/l (estrada) e 13 km/l (cidade). O motor turbo permite ao SUV-cupê rodar até 13,7 km/l (estrada) e 9,6 km/l (cidade).
Ainda com o motor mais potente, o Basalt acelera de zero a 100 km/h em 9,7 segundos e atinge 199 km/h de velocidade máxima.
Apesar de derivado do C3 e do Aircross, a Citroën destaca que o Basalt tem um acerto de suspensão e direção exclusivos, além do ar-condicionado preparado para o clima da América do Sul.
O Basalt estreia no Brasil em quatro versões: Feel, Feel Turbo, Shine e na série especial de lançamento First Edition. Confira a seguir qual é a lista de equipamentos de cada uma das configurações.
Feel 1.0 manual: (R$ 89.990): rodas de liga leve de 16 polegadas, painel digital de 7 polegadas, airbags laterais, multimídia com tela de 10 polegadas, câmera de ré, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, alarme e banco do motorista e volante com regulagem de altura.
Feel Turbo 200 (R$ 96.990): os mesmos da Feel 1.0 manual, mais câmbio automático CVT.
Shine Turbo 200 (R$ 104.990): todos os itens da Feel Turbo 200 mais ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento traseiro, rodas de 16 polegadas com acabamento diamantado, faróis de neblina, controlador automático de velocidade, bancos de couro e skidplate dianteiro e traseiro. OPCIONAL: pintura bitom com teto em Preto Perla Nera.
First Edition (R$ 107.390): os mesmos da Shine Turbo 200 mais faixa preta entre as lanternas, carroceria pintada em Branco Nacré, rodas de 16 polegadas escurecidas, soleiras, pedaleiras e tapetes exclusivos e pintura bitom.