O C4 Cactus não tem mais versão manual. A opção Live 1.6, que custava R$ 75.090, já não consta mais no configurador do site da Citroën. Se você quiser o modelo, terá que desembolsar pelo menos R$ 89.990, valor pedido pela variante Live 1.6 equipada com câmbio automático de seis velocidades.
Encontrar o SUV com transmissão manual nas revendas, por sua vez, é missão ingrata. A reportagem do WM1 procurou pela versão em 10 concessionárias espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e não a encontrou.
Boa parte dos vendedores contatados comentou que pouquíssimos clientes se interessavam pela variante. Eles também disseram que, por isso, raramente recebiam do fabricante unidades do C4 Cactus manual.
A Citroën atribui o fim dessas versões do SUV à baixa procura. Por conseguinte, a estratégia faz parte de uma melhor adequação do fabricante à demanda. Vale ressaltar que o grupo PSA seguiu a mesma linha com o Peugeot 2008, que também já não tem configirações com transmissão manual.
Além da versão Live 1.6, o C4 Cactus também perdeu a variante Feel 1.6, outra que era equipada com câmbio manual. Agora, todas as seis versões disponíveis do SUV de entrada têm transmissão automática.