A Citroën acaba de apresentar a versão mais "obscura" do C4 Cactus. Chamada de Noir, a edição limitada mescla um visual escurecido, com detalhes em preto, cinza e laranja, ao bom desempenho do motor turbo 1.6 THP, de até 173 cv, por R$ 130.990.
O Cactus, que tem o sobrenome da expressão francesa em referência a filmes policiais e de suspense, tem como base a versão Shine Pack, mas agrega elementos estéticos nos tons mencionados acima.
A começar pela moldura dos faróis de neblina, que tem acabamento em preto brilhante. O tom também aparece nos grafismos com a inscrição "Noir" do capô, coluna "C" e também na tampa do porta-malas. As rodas de liga leve de 17" trazem o mesmo tom escurecido brilhante.
No interior, o modelo explora detalhes em laranja com o nome da versão no painel, costuras no mesmo tom nos bancos, apoio de braço e também nos tapetes. Em nível equipamentos, a versão tem de série a central multimídia de 10" com espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay e carregador por indução.
A mecânica da versão é feita pelo motor turbo 1.6 THP que tem turbina de dupla volta, refrigeração independente, bomba elétrica e duplo comando de válvulas com variação de fases. Com isso, ele segue rendendo bons 173 cv de potência e 24,5 kgf.m de torque.
A transmissão é automática de seis marchas, com opção de trocas sequenciais e três modos de condução. Juntos, motor e câmbio fazem com que o SUV acelere de zero a 100 km/h em apenas 7,7 segundos e chegue aos 220 km/h de máxima
A versão tem ainda a função Grip Control - sistema que altera parâmetros do controle de tração e assistente de rampa para ajudar em situações com pisos irregulares.