Novo Citroën C4 X é um sedã com espírito de SUV

Substituto do Citroën C4 Cactus ganha na Europa uma variação mais longa com porta-malas saliente e tampa no estilo sedã

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Novo Citroën C4 X é um sedã com espírito de SUV
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Revelado na Europa em 2020, o Citroën C4 de terceira geração surgiu com uma carroceria meio SUV, meio cupê para substituir o C4 Cactus, modelo que no Brasil segue em produção na fábrica de Porto Real (RJ). Pois esse sucessor do SUV brasileiro acaba de ganhar uma versão "X", com carroceria alongada.

Com 24 cm a mais no comprimento, o C4 X chega a 4,60 m e tem tamanho bem próximo aos de modelos como o Chevrolet Equinox e o primo Peugeot 408. Mas, além do porte, outro ponto que chama a atenção é o estilo da carroceria.

Copyright Quentin Decorps @ Continentalproductions
Versão longa do Citroën C4 de terceira geração, o X tem uma tampa de porta-malas proporcionalmente curta, como nos cupês. Mas é um sedã
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

No lugar da quinta porta do C4 normal, o X traz uma tampa proporcionalmente curta e com caimento ao estilo dos cupês - mas trata-se, mesmo, de um sedã. O que classificaria o modelo teoricamente como um "SUV-sedã". Ou um fastback de quatro portas com visual aventureiro.

Independentemente da nomenclatura à escolha do caro leitor, o resultado estético foi bem interessante. Segundo a Citroën, a carroceria permite que o C4 X ofereça bom espaço para passageiros do banco traseiro e também para bagagens. Mesmo com o entre-eixos de 2,67 m compartilhado com o C4 normal, o porta-malas cresce de 340 litros para 510 litros.

Resultado é um carro que pode ser considerado um "SUV-sedã" ou um fastback aventureiro
toggle button

Na cabine, é possível aproveitar ainda um sistema multimídia inteligente com tela de 10 polegadas, capaz de interagir com os ocupantes de maneira natural e de controlar a climatização e o sistema de som por meio de comandos de voz. Já os bancos traseiros têm aquecimento, enquanto os dianteiros trazem também a função massagem.

O C4 X pode sair de fábrica com até 20 sistemas eletrônicos de segurança ativa e passiva. A lista inclui frenagem autônoma, direção semiautônoma, monitor de pontos cegos e assistente de manutenção em faixa.

Destaque no interior é o pacote tecnológico de condução e a multimídia inteligente de 10 polegadas
toggle button

O Citroën C4 X estreia na Europa, África e Oriente Médio com quatro opções de motorização. A básica é a 1.2 turbo de três cilindros e 100 cv, combinado com um câmbio manual de seis marchas. Outra é o mesmo propulsor 1.2 a gasolina calibrado para 130 cv e combinado a um câmbio automático de oito marchas.

Alguns mercados terão ainda um 1.5 turbodiesel de 130 cv, também com câmbio automático. Já o elétrico ë-C4 X oferece o conjunto motriz de 136 cv, o mesmo disponível no Brasil no Peugeot e-208 GT e nos furgões Citroën ë-Jumpy, Peugeot e-Expert e Fiat e-Scudo.

Comentários