Citroën exibe fotos e detalhes do novo C3 Aircross

Segunda geração do modelo, chamado aqui simplesmente de Aircross, deixa de ser minivan para se transformar em SUV

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Redação WM1
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A linha 2018 do Citroën Aircross e do C3 acabou de ser lançada no Brasil trazendo como principal novidade a oferta de transmissão automática de seis marchas, que substituiu a ultrapassada caixa de quatro velocidades usada na minivan aventureira e no hatch compacto, do qual ela é derivada. Na Europa, o C3 ganhou nova geração, que chegou às lojas no fim do ano passado, maior, mais sofisticada e sem previsão de chegar aqui.

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Crédito: citroen_c3_aircross_01
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Pois a Citroën apresentou hoje (12) o  C3 Aircross, com a mesma plataforma, motores e transmissões que o C3 europeu, só que em uma carroceria mais alta e ainda mais espaçosa, trazendo faróis de LEDs, câmera de monitoramento do motorista, cabine totalmente redesenhada e os “Airbumps”, bolsas de ar instaladas nas portas para prevenir amassados em pequenas batidas. Na Europa, as vendas começam em novembro.

 

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Crédito: miniatura_novo_c3_aircross
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Antes da apresentação, a primeira imagem do carro com a carroceria totalmente exposta já estava circulando na internet (foto acima). Na verdade, a foto é de uma miniatura do monovolume, construído sobre a mesma plataforma do SUV Crossland X, da Opel, também presente no novo C3 e que será usada na segunda geração do Peugeot 2008. A alemã Opel e a britânica Vauxhall foram recentemente adquiridas pela PSA, dona da Citroën e da Peugeot.

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Crédito: citroen_c3_aircross_02_1
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Por fora, o C3 Aircross, que chega para substituir na Europa a minivan C3 Picasso, descontinuada no Brasil em 2015, é bem parecido com o do novo C3, trazendo conjunto ótico divido em duas seções, grade frontal estreita e grande entrada de ar na parte inferior do para-choque dianteiro. Também conta com a opção de pintura do teto em cor diferente do restante da carroceria e as barras de teto são coloridas - vermelhas nas fotos de divulgação, combinando com a capa dos retrovisores externos e com uma espécie de veneziana aplicada no vidro lateral, junto à traseira. São oito tonalidades diferentes para a carroceria, quatro para o teto e quatro para a combinação dos retrovisores, barras de teto e veneziana. O modelo pode ser equipado com rodas de 16 ou 17 polegadas de liga leve.

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Crédito: citroen_c3_aircross_10
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As proporções gerais são quase idênticas às do Opel e, como em modelos recentes de carroceria alta do Grupo PSA (também dono da Peugeot), abandonou o estilo minivan para virar um SUV de verdade. Para citar um exemplo, o mesmo aconteceu com o novo Peugeot 3008, que será lançado em breve aqui. A versão de produção do C3 Aircross já foi antecipada pelo conceito C-Aircross, apresentado em março passado no Salão de Genebra, na Suíça.

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Crédito: citroen_c3_aircross_05
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A cabine, por sua vez, foi totalmente redesenhada e traz elementos do novo C3 e também do "irmão maior" C5 Aircross, combinando a cor dos bancos com a do volante (de base achatada) e do painel, incluindo "head-up display" acima do painel, trazendo informações básicas em uma tela transparente na altura da base do para-brisa, e central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay. A capacidade do porta-malas é de 410 litros, que pode ser ampliada para 520 litros movendo os bancos traseiros para a frente.

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Crédito: citroen_c3_aircross_03
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Quanto aos motores, lá fora o C3 Aircross vai contar com o nosso conhecido 1.2 Puretech a gasolina de três cilindros e 82 cv, 1.2 turbo de 110 cv ou 130 cv e 1.6 turbodiesel, ajustado para entregar 100 cv ou 120 cv. A transmissão é sempre manual com diesel, enquanto as versões turbo a gasolina também podem ser equipadas com o câmbio automático de seis marchas recentemente lançado no Brasil para o nosso Aircross, que, por sinal, não tem data para receber a nova geração aqui, da mesma forma que o C3.

 

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