Citroën inicia produção do Basalt no Brasil

O SUV cupê é o último dos três modelos da família C-Cubed, composta também por C3 e C3 Aircross

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Evandro Enoshita
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A Citroën iniciou oficialmente nesta terça-feira (18/9), na fábrica de Porto Real (RJ), a produção em série do Basalt, o SUV cupê que estreará em breve no mercado brasileiro.

lançado na Índia, o Citroën Basalt é o terceiro e último membro da família C-Cubed, que inclui também o hatch compacto C3 de terceira geração, lançado por aqui em agosto de 2022, e o SUV C3 Aircross, revelado no Brasil em novembro de 2023.

Para a produção dos três modelos, a fábrica fluminense da Stellantis recebeu um investimento de mais de R$ 220 milhões, que foram empregados na modernização da unidade industrial e na compra de novos robôs para a linha de produção.

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Citroen Basalt Primeiro
A Stellantis convidou a imprensa para acompanhar o início da produção do Basalt
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No projeto C-Cubed, a Stellantis criou três modelos compactos pensados para países em desenvolvimento, com produção simultânea na Índia e no Brasil.

Mesmo com essa proposta de baixo custo, os C-Cubed são baseados na plataforma modular CMP - também usada em modelos mais refinados como os Peugeot 208 e 2008.

Além de C3, C3 Aircross e Basalt, a fábrica de Porto Real produz ainda o C4 Cactus. Lançado em 2018, o SUV é o último dos carros baseados na plataforma PF1.

Próximos modelos da Citroën

Com o lançamento do último dos C-Cubed, a Stellantis começa a se preparar para um novo ciclo de investimento na fábrica de Porto Real.

Sem dar muitos detalhes a respeito do "pós-C-Cubed", a Stellantis divulgou que, entre 2025 e 2030, serão investidos R$ 3 bilhões na fábrica fluminense.

Citroen Produção Porto Real
A fábrica de Porto Real produz atualmente quatro modelos da Citroën: C3, C3 Aircross, C4 Cactus e Basalt
Crédito: Divulgação
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Esses recursos serão investidos em um novo processo de modernização da fábrica - com a atualização das instalações e a compra de mais equipamentos -, além do desenvolvimento de novos carros, incluindo modelos com a tecnologia Bio-Hybrid.

O nome Bio-Hybrid é usado pela Stellantis para designar os futuros híbridos flex e elétricos que serão produzidos nos próximos anos nas fábricas do grupo industrial na América do Sul.

O plano começa com modelos híbridos leves, passará futuramente para modelos plug-in e, por fim, para os carros 100% elétricos.

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