A Citroën decidiu aposentar o C3 com o motor 1.6 (no início deste ano) para criar uma versão super preparada do modelo, chamada You!.
A nova versão chega chega nos próximos dias ao mercado nacional — sem opcionais, por R$ 95.990 — e promete ser o hatch turbo mais rápido e acessível de seu segmento.
Importante: como entra na categoria PCD pela faixa de valor, existe até um preço fixo especial para quem buscar pelo modelo nesse tipo de compra: R$ 83.990.
Para criar o “foguetinho” (termo usado pelos próprios engenheiros da marca), a Stellantis precisou “recorrer” e instalar o já conhecido e tradicional motor T200 do grupo. Esse motor já equipa diversos outros modelos, como os Fiat Pulse, Fastback e Strada, os Peugeot 208 e 2008 e o próprio C3 Aircross.
Com 130 cv de potência e 20,4 kgf.m de torque com etanol, o C3 You! promete arrancar de zero a 100 km/h em 8,4 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h.
Dessa forma — e por esse valor —, o C3 You! assume o posto de carro turbo e automático mais acessível do Brasil.
Feito sobre a plataforma CMP, o C3 é leve (tem 1.115 quilos), o que provavelmente torna a aceleração ainda melhor.
A promessa de eficiência não é só no desempenho, mas também no consumo: seguindo as metodologias oficiais de medição do Inmetro, o C3 You! tem consumo de até 12,8 km/l com gasolina no ciclo rodoviário, o que lhe dá uma autonomia total superior a 600 quilômetros.
Os números completos de consumo são os seguintes: 7,8 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada com etanol; e 11 km/l e 12,8 km/l, respectivamente, com gasolina.
Para receber o motor turbo, o C3 sofreu mudanças na suspensão, com nova calibração de molas e amortecedores. Além disso, os freios foram redimensionados, enquanto a direção elétrica recebeu um ajuste específico.
O câmbio automático CVT que simula sete marchas também adota uma lógica de funcionamento exclusiva e tem três modos de condução: automático, que privilegia a eficiência; Sport, para quem busca mais agilidade; e manual, que permite trocas sequenciais pela alavanca.
Além das diferenciações técnicas, o carro chega com visual ligeiramente exclusivo. Esteticamente, os contornos dos faróis de neblina são pintados na exclusiva cor Emerald Blue — que também está presente nos adesivos das colunas "C" e nos apliques laterais.
O nome da versão também está em logotipos posicionados nos dois para-lamas dianteiros, enquanto as rodas de liga-leve de 15 polegadas têm pintura escurecida.
Também há, de série, pintura em dois tons (o teto é sempre preto) e o carro pode ter três cores: Cinza Artense, Branco Banquise e Cinza Grafito.
O interior acompanha as mudanças, com destaque para os bancos com “forração premium” — nas palavras da Citröen. O revestimento em questão tem tom azul, que se repete nas bordas dos tapete. Fora isso, o carro tem soleiras metalizadas.
A lista de itens de série é interessante: ar-condicionado, direção elétrica, sistema multimídia Citroën Connect sensível ao toque com tela de 10,25 polegadas, conexões com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis alto-falantes e comandos no volante, retrovisores, vidros e portas com travas elétricas, controles de estabilidade e de tração com assistente de partida em rampa, porta-malas com abertura elétrica, câmera de ré, faróis de neblina e chave canivete.
Vale destacar que o C3 ainda pode ser incrementado com diversos acessórios da Mopar, desenvolvidos e homologados pela Citroën — entre eles, carregador por indução, frisos laterais pintados e pacote de luzes internas (ambient light), entre outros.