A Citroën acaba de revelar o visual do seu mais novo modelo, o Basalt. Irmão do C3 e do C3 Aircross, o SUV cupê ainda é citado pela marca francesa como conceito, mas que certamente estará bem próximo do que chega às lojas ainda em 2024.
Parte do mesmo programa C-Cubed, que também desenvolveu os outros modelos da Citroën por aqui, o Basalt repete elementos de design da marca. A dianteira é alta, com o para-choque bem robusto e os faróis são divididos em dois andares.
Os LEDs integrados nas duas seções se mantêm, com a parte das luzes de rodagem e faróis posicionados na segunda seção. Mais abaixo, já no para-choque, fica a luz de neblina.
No Basalt conceito, o para-choque termina com uma grande peça plástica com pintura metálica. A grade dianteira e a tomada de ar têm acabamento em preto brilhante.
A linha de cintura do SUV é alta, há molduras plásticas nas faixas de roda e também nas laterais do carro. Apenas um vinco marca a região inferior das portas, onde parece encaixar os airbumps tradicionais dos modelos Citroën.
Ainda nas laterais, as rodas parecem grandes e não deixam a impressão de ficarem perdidas na caixa de roda, como aconteceu com o "primo" Fiat Fastback.
A visão lateral do Basalt também sugere que o SUV-Cupê é ligeiramente diferente do e-C4X, vendido pela Citroën na Europa. Especialmente a partir da coluna "C". O novo modelo parece ser mais curto que o irmão do velho continente. A mudança parece deixar o visual mais proporcional.
O design da traseira é bem alto. A tampa do porta-malas tem caimento que parece simular um spoiler. As lanternas começam na lateral e invadem a quinta porta. O para-choque traseiro é bruto, com parte do acabamento em plástico com pintura metálica, assim como acontece na dianteira.
A Citroën não revelou nada além das imagens, então segue o mistério sobre vários aspectos do modelo. Em alguns mercados, como a Índia, especula-se que o modelo terá um tamanho parecido com o do C3 Aircross.
Sendo assim, podemos esperar algo como 4,3 metros de comprimento, 1,73 metro de largura e 2,67 metros de entre-eixos. Seria mais curto e menos largo que o Fastback, que tem 4,42 m de comprimento e 1,77 de largura. Em compensação, o entre-eixos ficaria bem acima do "primo" da Fiat que tem 2,53 metros.
A mecânica também não foi divulgada, mas não deve ser nada muito diferente do que já vimos em outros modelos do grupo Stellantis. O motor principal deve ser o 1.0 Turbo 270 Flex de 130 cv de potência e 20,4 kgf.m de torque, que também é usado no Pulse. Enquanto a transmissão deve ser do tipo CVT.
É possível que algumas versões venham equipadas também com o motor 1.3 GSE turbo, de 185 cv e 27,5 kgf.m de torque.
A expectativa é que o Basalt seja revelado aos poucos pela Citroën, assim como aconteceu com outros modelos da marca. O C3 é um dos exemplos de carros apresentados por aqui a conta-gotas. O lançamento já foi confirmado pela marca francesa ainda para este ano. Agora é esperar para ver qual será o visual final do novo SUV-Cupê do mercado.