Você já imaginou poder guiar nas ruas um carro de passeio com mais de 1.500 cv de potência? Pois os chineses poderão em breve ter essa experiência. O CEO da Xiaomi, Lei Jun, confirmou para 2025 uma versão de produção do protótipo SU7 Ultra.
Esse carro será a variação mais extrema do primeiro automóvel feito pela empresa de tecnologia, revelado em março deste ano.
O SU7 Ultra foi pensado como um carro elétrico batedor de recordes e impressiona pela sofisticação. Tem carroceria com pacote aerodinâmico exclusivo e vários painéis em fibra de carbono. Tudo para manter o peso na casa dos 1.900 quilos - considerado baixo para um EV de alto desempenho.
O protótipo SU7 Ultra impressiona também pelo conjunto motriz, composto por três motores e com potência combinada em 1.548 cv - o suficiente para permitir que o sedã acelere de zero a 100 km/h em 1,97 segundo e atinja a velocidade máxima de 350 km/h.
Com o SU7 Ultra, a Xiaomi espera levar para a China um ou mais recordes de voltas mais rápidas no tradicional circuito Nürburgring-Nordschleife, na Alemanha. A primeira dessas tentativas de quebra de recorde está programada para outubro.
A versão de produção terá visual mais convencional e deverá perder elementos como os painéis da carroceria em fibra de carbono, considerados caros para um automóvel de produção em série e de "grande" volume.
Mas deverá ser um carro impressionante, já que a Xiaomi também pretende botar essa máquina "civil" na pista alemã para quebrar recorde. A ver...
O objetivo claro - e ousado - da Xiaomi é fazer o SU7 bater o desempenho do Porsche Taycan Turbo GT. O recém-lançado modelo alemão é concorrente direto do carro da marca chinesa e arrancou suspiros dos apaixonados por alto desempenho com um conjunto de 1.034 cv e a capacidade de acelerar de zero a 100 km/h em 2,2 segundos.
Inclusive, um dos recordes almejados pela Xiaomi é o de volta mais rápida de um carro elétrico de quatro portas. Marca que hoje está nas mãos do... Taycan Turbo GT.
Para garantir esse desempenho, o Xiaomi SU7 Ultra tem um pacote de bateria de competição capaz de entregar até 1.330 kW de eletricidade. E na hora de frear, usa freios AP Racing com pinças de seis pistões na dianteira e traseira.