A invasão de carros elétricos chineses no mercado brasileiro não para. Agora, o modelo que chega é o Seres 5, irmão maior e mais sofisticado do Seres 3, que já é vendido no país. O novo modelo tentará incomodar rivais como o BYD Tan e o Volvo XC40 Recharge, entre outros.
O Seres 5 é um SUV de bom porte - tem 4,70 m de comprimento, 1,62m de altura, 1,93 m de largura e 2,87 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 367 litros de bagagens.
Além disso, o recheio é muito convincente, e além dos mimos tradicionais, é equipado com bancos de couro, quadro de instrumentos em tela de 1,23 polegadas, multimídia giratória com telona de 15,6 polegadas - Apple Car Play sem fio e Android Auto com fio - e teto solar panorâmico.
O modelo ainda tem a segurança reforçada por seis airbags, câmera 360 graus, faróis e lanternas com LEDs.
A primeira versão a desembarcar no país, via Porto de Vitória (ES), é a 4WD Flagship, topo de linha, mas no site da marca aparece uma outra, a Premium. As diferenças entre as duas são pequenas - acabamentos e bateria, que na Premium é de 80kWh e na Flagship, de 90 kWh.
Como entrega a própria sigla, a tração é integral, com um motor elétrico em cada eixo. A potência total é de 585 cv e o torque chega a 95,8 kgf.m.
Segundo a fabricante, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 200 km/h - ótimos números, aliás. Já a autonomia é de 530 quilômetros no ciclo WLTP (chinês). Na versão Premium, é de 483 quilômetros.
Segundo a fabricante, a recarga de 20% para 90% em eletropostos de carga rápida (70 kWh DC) é feita em apenas 36 minutos. Em tomada residencial de 11 kWh, a recuperação demora entre cinco e sete horas.
Assim como o Seres 3, as vendas do Seres 5 são feitas pela internet, no site da marca - que não pretende, pelo menos inicialmente, abrir concessionárias no país.
O Seres 5 aparece no site com preços de R$ 414.900 na versão "normal" 4WD Flagship e R$ 499.990 na versão blindada de fábrica. A página oficial da marca também exibe o Seres 5 versão EVR, híbrida, que custa R$ 439.900.
O EVR também pode ser encomendado em duas configurações. A mais "simples", a 2WD Smart, tem tração dianteira, potência máxima de 347 cv e 52 kgf.m de torque. Chega nos 100 km/h em 6,8 segundos e à velocidade máxima de 180 km/h.
Já a versão 4WD Smart tem tração nos dois eixos, 550 cv de potência e 83 kgf.m de torque. A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 4,6 segundos e a máxima é de 210 km/h.
Em ambas a motorização elétrica trabalha em conjunto com um motor um motor a gasolina. Por isso, a autonomia total nas duas configurações supera os 1.000 quilômetros, segundo a Seres. No modo puramente elétrico, o Seres 5 EVR roda 180 quilômetros, o que também é um excelente índice.
Os dois usam bateria de 35 kWh. E em ambos os tempos de recarga são iguais: de 21% para 90% é feita em 3,6 horas em tomada residencial de 7 kWh AC ou em 36 minutos em tomada de eletroposto de 35 kWh DC (20% para 80%).