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Com quem a nova Fiat Toro vai brigar no mercado?

Picape ganhou reformulação visual, novo motor e central multimídia de última geração - e ainda manteve a faixa de preços

por André Deliberato

A nova Fiat Toro, carro que já está à venda como linha 2022, começou a chegar às lojas oficialmente nesta sexta-feira (23 de abril), depois de ter sido apresentada de forma oficial nesta quinta (22), e a grande notícia - além da renovação visual, de motor e interior - foi o fato de que os preços foram mantidos quando comparados aos do modelo 2021.
Isso significa que a Toro continuará a dominar, por ora, o segmento de picapes médio-compactas em que só a Renault Duster Oroch participa, bem como roubará muitos clientes de picapes médias (e portanto maiores) como já fazia. E assim seguirá enquanto não chegarem e estrearem no mercado brasileiro a Hyundai Santa Cruz e a Ford Maverick - e vale lembrar também da VW Tarok.
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Nova Fiat Toro: porte grande mesmo compacta

Abaixo, vamos elencar quais são as principais rivais da nova Fiat Toro sem considerar versões, até porque a picape tem um leque extremamente amplo, que parte de uma versão 1.8 flex com câmbio automático de seis marchas e tração 4x2 até as configurações 2.0 turbodiesel com caixa de nove marchas e tração 4x4.

1. Renault Duster Oroch

A principal rival da Toro continuará sendo a Duster Oroch enquanto a picape da Renault for a única opção de mesmo porte e proposta no nosso mercado, ainda que represente apenas 15% do total de vendas deste segmento - a Toro tem os outros 85%.
A Oroch, aliás, chegou antes que a picape da FCA ao mercado brasileiro, nos primeiros meses de 2016. Baseada no SUV Duster (que ganhou remodelação no começo do ano passado e está uma geração à frente da picape), ela tem motor 1.6 de 120 cv ou 2.0 de 148 cv, mas só tração dianteira. O câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático de quatro. Preço: de R$ 88.390 a R$ 109.920.
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2. Hyundai Santa Cruz

Uma das maiores rivais que vêm por aí para enfrentar a nova Fiat Toro é a Hyundai Santa Cruz, recém-apresentada de forma oficial lá fora. Com porte muito próximo - são 4,97 metros de comprimento, 3 m de entre-eixos, 1,90 m de largura e 1,69 m de altura, números pouca coisa maiores que os da picape da FCA -, o modelo da marca sul-coreana deve desembarcar por aqui no ano que vem.
A Santa Cruz utiliza a base do Tucson e será vendida - pelo menos nos EUA, onde é fabricada - com o motor 2.5 aspirado e com injeção direta (de 190 cv e 25 kgf.m de torque) aliado a uma transmissão automática de oito marchas ou com um 2.5 turbo de 275 cv e 43 kgf.m - neste caso, o câmbio também é de oito marchas, só que automatizado com dupla embreagem.

3. Ford Maverick

Outra peça importante que promete chegar para agitar a categoria de picapes menores que as médias é a Ford Maverick, que ainda não foi revelada de forma oficial, mas é constantemente vista sob camuflagem. Mas nós temos projeções exclusivas que mostram como ficará a picape, que será feita no México e importada para cá entre o final deste ano e começo de 2022.
A Maverick ficará posicionada logo abaixo da Ranger. Com estimados 4,70 m de comprimento (65 cm a menos que a picape média), só deverá ser vendida com cabine dupla e proposta de lazer. A picape deve adotar a linha Ecoboost do Bronco Sport, com o 1.5 três-cilindros de 184 cv e 23 kgf.m e o 2.0 quatro-cilindros de 248 cv e 38 kgf.m (do falecido Fusion). O câmbio é automático de oito marchas.

Para o Brasil, estuda-se, ainda, uma versão com o motor 2.0 Duratec, aspirado, com injeção direta e que rendia até 178 cv nas versões mais caras do EcoSport e na linha Focus. Opção de tração 4x4 não está garantida, mas pode acontecer.

4. Volkswagen Tarok

A Volkswagen é outra marca de olho nesse segmento do mercado e já tem um carro praticamente pronto para encarar Toro e companhia: a Tarok, apresentada pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, "congelada" devido esquemas estratégicos da empresa e agora de volta aos planos oficiais da fabricante, segundo fontes.
A Tarok seria - ou será - mais um carro produzido sobre a plataforma modular MQB, que já faz Polo, Virtus, Jetta, Nivus, T-Cross e Tiguan. A unidade que vimos no evento estava praticamente pronta e isso nos leva a crer que seu lançamento não irá demorar - estimamos para o final do 1º semestre do ano que vem. Motor será o 1.4 TSI de 150 cv e há chances de utilizar a tração 4x4 da Amarok.

5. Picapes médias de entrada

Na quinta posição desse ranking vamos considerar todas as picapes médias que têm preços que batem com os valores mais caros da Toro 2.0 turbodiesel, casos de Volkswagen Amarok, Ford Ranger, Nissan Frontier, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 Triton e Toyota Hilux, entre outras.
Aqui, vale destacar que os valores considerados são os das versões iniciais, que hoje - em picapes médias com motor turbodiesel, tração 4x4 e cabine dupla - começam na faixa dos R$ 180 mil. São dessas opções de mercado que a Toro rouba clientes, já que, por ser menor, ela consegue oferecer proposta de equipamentos e de luxo mais atrativa que as demais citadas.

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