Isso porque o Commander virá com o custo-benefício agressivo que o fabricante usa para garantir a liderança ao Compass um degrau abaixo neste segmento, por exemplo. O SUV acaba de ser lançado em apenas quatro versões, com duas opções de motores, bons equipamentos - além da configuração sete lugares - e preços a partir de competitivos R$ 199.990. Assim, será uma alternativa mais em conta que VW Tiguan e Mitsubishi Outlander.
Grandão
Muito do posicionamento do Commander deve-se a sua arquitetura. Feito em Goiana (PE), o novo SUV usa a mesma plataforma do Compass, porém, com importantes centímetros a mais para acomodar os dois bancos extras. O novo utilitário esportivo tem 4,76 metros de comprimento (36 cm a mais), 1,85 m de largura (4 cm) e 1,68 m de altura (5 cm).
Tem ainda o entre-eixos com 2,79 metros, 16 cm a mais que o irmão menor. Isso possibilitou não só o Commander receber até sete passageiros, como também um porta-malas de 661 litros, com os dois bancos extras rebatidos - a capacidade de bagagens fica em 233 litros com os sete lugares ocupáveis (pouco menos que o bagageiro de um Renegade) e em 1.760 litros com as duas filas rebatidas.
Jeep Commander é Imponente
As dimensões generosas também resultam em um SUV parrudo. Apesar de a Jeep frisar que o modelo está longe de ser um “Grand Compass”, o Commander tem muitas semelhanças com o parente na dianteira. Vide a grade estreita e os faróis retilíneos. Mas a entrada de ar tem um pequeno vinco central e as lentes são mais integradas, unidas ainda por filetes cromados que dão um ar bem harmonioso e sofisticado.
Os faróis, a propósito, são full LED com as chamadas setas dinâmicas. Mais abaixo, as luzes de condução diurnas são interligadas por outra barra cromada, que corta a entrada de ar inferior repleta de nichos retangulares. Os faróis de neblina em pequenos quadradinhos também são de LEDs.
A traseira foi beber em outra fonte: o novo Grand Cherokee. A porta de trás é cavada, com muitos vincos e algumas saliências. As lanternas horizontais de LED têm acabamento de cromo acetinado e quatro refletores inferiores. Elas compõem o visual da tampa do porta-malas, mais uma vez, com linhas bastante elegantes.
Visto de perfil, o Commander deixa evidente a sua proposta de SUV com proposta meio familiar, mas sem esquecer das origens jipeiras. A linha de cintura é elevada e reta, um vinco percorre toda a lateral na altura das maçanetas e a terceira coluna larga confere robustez. Destaque ainda para os arcos das rodas trapezoidais.
Um detalhe interessante ainda no design do Commander: os chamados badges, as peças com o nome do carro e logomarca da Jeep, receberam duplo acabamento em cromo acetinado e cobre. Chique.
O acabamento interno tenta endossar esse requinte - e passar uma imagem de sofisticação bem melhor que no Compass. O painel e os bancos são revestidos de couro e suede (tecido que lembra camurça), com costuras aparentes nos assentos e encostos. A cabine traz aqueles easter eggs que a marca adora e que vou deixar para o meu amigo Guilherme Silva, que dirigiu o carro, contar para vocês daqui a pouco, em outra reportagem sobre o modelo.
Equipamentos do Jeep Commander
A Jeep também quer colar no Commander a imagem de SUV tecnológico e requintado. Como era de se esperar, toda a linha terá itens de auxílio ao motorista em um pacote que reúne controle de cruzeiro adaptativo, detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas com frenagem autônoma, sensores de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas, ajuste automático dos faróis e park assist.
Quadro de instrumentos eletrônico, carregamento de smartphone por indução, regulagem elétrica do banco do motorista, central multimídia com tela de 10”, sete airbags e abertura elétrica da tampa do porta-malas são alguns dos itens de série inerentes à toda a gama, compostas pelas configurações Limited e Overland - veja abaixo o que cada versão oferece.
Uma das bossas é o Adventure Intelligence, a plataforma de conectividade e serviços digitais da Jeep, com Alexa in Vehicle. Desta forma, é possível usar todas as funções da assistente virtual da Amazon de dentro do SUV, desde fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor do carro, até abrir o portão da garagem, ver a condição do tempo, procurar um restaurante ou uma farmácia.
Motores
As duas versões se valem das mesmas opções de motores. Os Commander mais baratos usam o novo motor turboflex da família GSE, que estreou na Fiat Toro 2022 e passou a equipar o renovado Compass 2022. São 185/180 cv de potência e torque de 27,5 kgf.m a 1.750 rpm.
Com câmbio automático de seis marchas, o Commander flex faz o 0-100 km/h em 10,6 s (gasolina) e 9,9 s (etanol), de acordo com a Jeep. A marca diz que o modelo atende às novas normas de emissões do Proconve 7, que entrarão em vigor em janeiro de 2022, e o consumo - pelas regras do Inmetro - fica 9,8 km/l (gasolina) e 6,9 km/l (etanol), na cidade, e em 11,8 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol), na estrada.
As opções mais caras são equipadas com o também conhecido motor 2.0 turbodiesel. Com caixa automática de nove velocidades e tração 4x4, gera 170 cv e 38,7 kgf.m a 1.750 rpm. Com esse conjunto, o Commander cumpre o 0 a 100 km/h em 11,6 s e registra médias de consumo de 10,3 km/l (urbano) e 12,9 km/l (rodoviário).
Como são as versões do Jeep Commander
Limited
- Flex: R$ 199.990
- Diesel: R$ 259.990
A versão T270 turbo flex 4x2 vem com o Jeep Traction Control+, uma espécie de bloqueio do diferencial dianteiro. Já a configuração com motor diesel tem tração 4x4 com reduzida e seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto), além de controle de descida.
Overland
- Flex: R$ 219.990
- Diesel: R$ 279.990
Pré-venda
A pré-venda do Commander começa hoje, 26 de agosto, no site https://commander.jeep.com.br/ e na rede de concessionárias. Para fazer a reserva, é preciso dar um sinal de R$ 5 mil - a previsão de entrega dos carros é só a partir de outubro.
Segundo a Jeep, e como de praxe nessas pré-vendas, há alguns benefícios. Os 500 primeiros compradores do Commander ganharão kit com mala de viagem de couro com a logomarca e com o nome do modelo e necessaire com produtos de higiene da marca, três primeiras revisões grátis e promessa de pagamento pelo valor da tabela Fipe no Renegade ou Compass usados.
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