Primeiro carro 100% da Chevrolet no Brasil, o Bolt ganhou uma nova geração que tem previsão de ser vendida no nosso mercado no próximo trimestre, ou seja, com atraso em torno de um ano em relação ao prazo que a GM tinha estabelecido inicialmente. Mas a maior novidade é que a variante SUV, chamada de Bolt EUV, também será importada, só que em 2023. O WM1 já dirigiu o modelo maior durante evento realizado no campo de provas da marca em Milford, Estados Unidos.
A sigla que dá sobrenome ao elétrico é uma abreviatura para Veículo Utilitário Elétrico, em tradução livre. Ele tem o mesmo conjunto propulsor de 203 cv de potência e 37 kgf.m de torque do hatch, mas autonomia maior. É possível rodar 450 quilômetros com o SUV, de acordo com o ciclo EPA (mais usado nos EUA), enquanto o modelo compacto tem alcance de 416 quilômetros.
Esteticamente, os dois elétricos são muito parecidos. A impressão é de que o SUV recebeu uma pequena esticada. Com 4,30 m, é 16 cm mais comprido e tem 7 cm a mais de entre-eixos na comparação com o hatch. Mas, cara a cara com o SUV, o EUV nem parece tão maior.
Tudo bem que ver um monte de carro grandalhão no trânsito estadunidense pode interferir na perspectiva, mas o fato é que o Bolt EUV tem mais jeitão de crossover do que de um utilitário familiar. Essa mesma impressão é transmitida ao guiar o carro. Embora tenha uma posição elevada de guiar, o elétrico passa atmosfera de carro compacto, o que é bom em termos de dinâmica esportiva.
Aliás, o veículo tem pegada ligeira e bem-disposta quando o motorista quer uma tocada mais agressiva. Não por acaso tem aceleração de zero a 100 km/h cumprida em 7,3 segundos. Um reforço para esse perfil ligeirinho é o centro de gravidade baixo por conta da disposição das baterias no assoalho. A linha Bolt já é produzida com base na plataforma modular Ultium, desenvolvida especialmente para veículos elétricos.
Os modelos carregam um conjunto de 12 módulos que têm ao todo 65 kWh. O carregamento completo do sistema pode demora em torno de 7 horas em uma rede de 240 Volts. Já em corrente contínua, é possível restabelecer 153 quilômetros de autonomia em meia hora, no caso do SUV. Além do desempenho digno de compactos rápidos e agradáveis, o Bolt EUV chama atenção ainda pela mescla de estilo jovial e tecnológico com jeito familiar e aconchegante.
O habitáculo é envolvente, muito por conta da linha alta do painel e do console. O motorista se sente acolhido, e tem espaço confortável. O mesmo se pode dizer para quem viaja no banco traseiro.
A cor clara que predomina no acabamento dá um toque de requinte ao interior, que tem como destaque as telas digitais. O cluster está maior, com 8 polegadas, e transmite mais informações em comparação com a linha antecessora. Mas a central multimídia é que merece mais destaque, porque teve avanços mais enfáticos.
Tem 10,2 polegadas, é permeada por acabamento em preto brilhante e não precisa da companhia de muitos botões para auxiliar no gerenciamento. Isso deixa o visual do habitáculo mais clean e moderno.
Por fora, a linha Bolt também encontra bom equilíbrio entre visual minimalista e detalhes marcantes. Ganhou novas cores para ficar mais simpático, enquanto modelos maiores como os futuros Equinox e Blazer elétricos agregam uma pegada mais agressiva e esportiva. Pena que o site da Chevrolet no Brasil mostre que, pelo menos no caso do hatch, as cores dispon´veis serão mesmo as tradicionais preta, prata, branca e vermelha.
O hatch está tabelado em US$ 31.500 nos Estados Unidos, enquanto a variante SUV é só US$ 2.000 mais cara. Os valores correspondem a R$ 163 mil e R$ 173 mil, respectivamente, em conversão direta.
Entre os principais equipamentos estão câmera 360º, 10 airbags, rodas de 17 polegadas, sistema de som da marca Bose, frenagem de emergência com detector de pedestres, alertas de mudança de faixa e de ponto cego, carregador de celular por indução e sistema One Pedal, que permite guiar o veículo somente usando o pedal do acelerador, o que garante melhor regeneração da força de frenagem e consequente ganho de autonomia.
O novo Bolt já aparece no site da GM do Brasil na variante hatch, mas ainda não está disponível nem para pré-venda. Não é possível afirmar qual vai ser o preço do modelo, mas dá para ter como base que a linha anterior era vendida por valor superior aos R$ 300 mil.