Como calcular a potência de um carro híbrido?

Número divulgado pelas marcas é sempre diferente da soma das duas potências. Aprenda como descobrir o valor correto

  1. Home
  2. Últimas notícias
  3. Como calcular a potência de um carro híbrido?
Fabio Perrotta Junior
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É bem possível que você já tenha ficado encucado ao ler a ficha técnica de um carro híbrido. O motivo? A potência total divulgada, na maioria das vezes, é menor do que a soma da cavalaria dos dois motores. Não se preocupe: isso tem uma explicação. Afinal, como descobrir a potência de um carro híbrido?

Na prática, isso é mais simples do que parece. Cada motor tem sua potência máxima divulgada no seu pico - ou seja, quando está no ápice do seu funcionamento. Acontece que nem sempre os propulsores de um sistema híbrido atingem essa potência máxima ao mesmo tempo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Potência de um carro híbrido: faça a média

Com isso, as marcas precisam calcular uma espécie de média e somar as potências quando os respectivos picos se encontram - o que pode acontecer em um ponto diferente dos picos individuais de cada motor.

A mesma explicação serve para o torque: os motores elétricos têm pico de força logo no primeiro momento, enquanto os motores a combustão demoram um pouco mais - o número divulgação, portanto, é sempre do momento quando os dois estão no pico juntos, não necessariamente em seus picos individuais.

Em alguns casos, pode até acontecer de o pico das duas potências ser igual. Outra coisa é que algumas configurações eletrônicas são capazes de atrasar parâmetros para que os números se encontrem em seu ápice, mas isso, por enquanto, ainda não é tão comum. Curioso, né?

Toyota Prius foi o modelo híbrido que abriu os caminhos para essa tecnologia no Brasil
Crédito: Fabio Aro/WM1
toggle button
Comentários