Um dos lançamentos da Kia programados para 2022 teve detalhes revelados. A nova geração do Niro, que a marca sul-coreana já confirmou para cá, promete conjunto híbrido mais eficiente, além de melhor espaço interno e boa tecnologia embarcada. A estreia em solo brasileiro deve ocorrer entre setembro e novembro, se o dólar colaborar.
Esta segunda geração do Kia Niro já tinha sido apresentada em novembro, durante o Salão do Automóvel de Seul 2021, porém, sem maiores detalhes. Agora, o fabricante confirma que a linha do SUV compacto terá três versões, todas eletrificadas: a híbrida (HEV) - que virá para o Brasil -, a híbrida plug-in (PHEV) e a 100% elétrica (BEV).
As versões do Kia Niro HEV usarão um novo motor 1.6 da família Smartstream. Esse propulsor a combustão trabalha em conjunto com um elétrico de 32 kW e, juntos, geram 141 cv e 14,9 kgf.m. É praticamente a mesma potência do conjunto anterior, com o 1.6 da família Kappa. Porém, a marca promete consumo de 20,8 km/l pelos padrões da Coreia do Sul - a geração passada tinha médias na casa dos 18 km/l.
Além disso, o Kia Niro híbrido vai ganhar o "Green Zone", antes exclusivo das configurações plug-in. O GPS reconhece determinadas áreas urbanas, como zonas escolares e regiões residenciais ou com hospitais, e o motor a combustão para automaticamente de funcionar para o SUV rodar puramente no modo elétrico.
O crossover cresceu em suas dimensões, com a promessa de mais conforto a bordo. Esta segunda geração do Kia Niro foi esticada em 65 cm no comprimento, e agora mede 4,42 m de um para-choque ao outro - é 10 cm maior que um Nissan Kicks, por exemplo. O entre-eixos passou de 2,70 m para 2,72 m, mas os bancos mais finos dão aquela ajuda para o espaço para as pernas.
O desenho é inspirado no carro-conceito HabaNiro, de 2019, e segue a nova filosofia da Kia, chamada de "Opposites United" da marca, mas dentro de um pilar de design batizado de "Joy for Reason". Na frente, capô abaulado e muitos contornos arredondados, mas que ainda remete ao tal focinho de tigre que a marca "adota" há mais de uma década.
A grade é composta por um filete cromado que se expande para as extremidades da área frontal. Os faróis auxiliares têm um moldura irregular - um estilo que lembra o do novo Sportage - e são separados pela entrada de ar inferior.
A terceira coluna tem corte bastante anguloso, com acabamento e lanternas no estilo bumerangue, e com desenho bem diferente. Segundo a marca, tal estilo tem solução aerodinâmica e ajuda o novo Kia Niro a ter coeficiente de arrasto de Cx 0,29 - considerado bom para um SUV.
Além disso, o carro usa materiais sustentáveis. O forro do teto é composto de papel de parede reciclado, os bancos têm revestimentos com folhas de eucalipto e a tinta dos painéis das portas são "mais ecológicas".
O Kia Niro vem com novos recursos de condução semi-autônoma. No pacote de itens de auxílio à condução, alerta de tráfego em cruzamentos e de saída de estacionamentos, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, assistente ativo de permanência em faixa, sensor de ponto cego e estacionamento automático.
As vendas da segunda geração do SUV começam este mês na Coreia do Sul. As variantes plug-in e elétrica, porém, só chegam mais para a frente, no segundo trimestre.