O Jeep Compass já estava acostumado a ser o SUV médio mais vendido do Brasil. O utilitário esportivo da Jeep encerrou o ano de 2024 com esse título. Considerando todos os SUVs, o modelo só perdia para os compactos, como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker, Honda HR-V e cia.
Em janeiro, o mesmo aconteceu. No entanto, em fevereiro o jogo mudou e um outro nome surgiu na disputa: o Toyota Corolla Cross.
De forma geral, os dois sempre rivalizaram, mas dificilmente o SUV do Corolla conseguia superar o modelo da Jeep. Na realidade, desde que foi lançado, em março de 2021, o Toyota Corolla Cross só vendeu mais que o Jeep Compass em seis momentos.
Durante o último mês, o Compass vendeu 4.303 unidades, o que representou 2,5% de participação nas vendas de carros zero-quilômetro. Já o responsável por roubar a liderança emplacou 5.351 exemplares no mesmo período. Como resultado, teve uma participação de mercado de 3,11%.
Mas não para por aí. O Toyota Corolla Cross foi o sexto carro mais vendido do Brasil, atrás apenas da Fiat Strada, Volkswagen Polo e T-Cross, Fiat Argo e Mobi, nessa ordem. Ou seja, além de superar as vendas do rival direto, também se consagrou como o segundo SUV mais emplacado.
Um dos bons atributos do SUV é a versatilidades das versões. Ao todo, o modelo é oferecido em três versões a combustão e uma eletrificada. O carro também é vendido com apelo esportivo, através da configuração GR-Sport. Os preços variam entre R$ 170.690 e R$ 219.890.
As versões a combustão têm motor 2.0 litros que gera até 175 cv de potência e torque máximo de 21,3 kgfm. O propulsor atua em conjunto com a transmissão CVT, que simula até dez marchas.
A versão eletrificada é composta por um motor 1.8 litro de até 101 cv de potência e um motor elétrico que rende mais 72 cv. A potência combinada é de 122 cv, e o torque é de 14,5 kgfm no motor a combustão e 16,6 kgfm no elétrico.